Alguém será capaz de desafiar os milhões de Paris Saint-Germain e Monaco na Ligue 1? A pergunta do início da temporada não se responde em duas rodadas, obviamente. Mas olhar para Lyon pode ser uma boa aposta.
O clube hegemônico da última década aposta em uma ótima geração de pratas da casa para superar a defasagem financeira e permanecer na briga pelo topo da tabela. O potencial ofensivo do time de Remi Garde impressionou nas vitórias por 4 a 0 sobre o Nice e por 3 a 1 sobre o Sochaux.
O trio formado por Lacazette (22 anos), Grenier (22) e Benzia (18) tem oferecido bom desempenho e gols. Junto com eles, cresceu o futebol de Gourcuff, que, aos 27 anos, convive com a fama de promessa que nunca explodiu, depois de uma passagem prematura pelo Milan. O volante Gonalons, de 24 anos e também formado no clube, é o capitão e serve de referência para os companheiros mais jovens.
A produção do ataque era uma preocupação após a saída de Lisandro López para o Al-Gharafa, do Catar. Gomis, a outra opção de centroavante, esteve perto de se transferir para o Newcastle. A negociação não se concretizou e o Lyon ainda espera convencê-lo a assinar um novo contrato, mas a saída antes do fim da janela de transferências é uma possibilidade.
A ausência da Champions League na temporada passada, a primeira neste século, teve impacto nos cofres do clube. Com isso, jogadores como Lloris, Kallstrom e Cissokho foram negociados para fazer caixa.
Não é exagero, portanto, dizer que o confronto do play-off com a Real Sociedad é crucial para o futuro da equipe. Garantir a vaga na fase de grupos será fundamental para engordar as receitas e permitir que o clube se planeje sem a necessidade de vender suas novas estrelas.
Na Ligue 1, a tabela das próximas rodadas ajuda. A sequência de adversários tem Reims, Evian, Rennes, Nantes e Ajaccio. Nada capaz de assustar muito. Pode despontar aí a terceira via do campeonato.