domingo, 18 de agosto de 2013

Com golaço de Samuel, Fluminense vence Náutico e encerra sequência de quatro jogos sem vitória

Photocamera
Após driblar dois marcadores, o jovem Samuel encheu o pé direito para marcar um belo gol e dar a vitória ao Flu sobre o Náutico
Após driblar dois marcadores, o jovem Samuel encheu o pé direito para marcar um belo gol e dar a vitória ao Flu
O Fluminense sofreu, mas conseguiu vencer o lanterna Náutico por 1 a 0 na abertura da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Pernambuco. O jovem atacante Samuel, de 22 anos, foi o autor do belo gol do jogo, já aos 25 minutos do segundo tempo. Ele havia entrado no lugar de Rafael Sóbis apenas quatro minutos antes.
Com o resultado, o Flu sobe provisoriamente para a 11ª colocação, com 18 pontos, mas ainda pode ser ultrapassado por Flamengo, Goiás, Ponte Preta, Atlético-MG e Santos, que jogam no domingo. Agora, o Tricolor "vira a chave" para a Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira, o compromisso é contra o Goiás, às 21h50 (de Brasília), no Maracanã, pelas oitavas de final da competição.
O Náutico segue isolado na lanterna do Campeonato Brasileiro, com apenas 8 pontos conquistados em treze partidas. O próximo compromisso é o clássico pernambucano contra o Sport, às 19h30 (de Brasília) da próxima terça-feira, pela segunda fase da Copa Sul-Americana.
O jogo
Após "segurar" o Corinthians na última quarta-feira com um esquema com três zagueiros, o técnico tricolor Vanderlei Luxemburgo iniciou o compromisso deste sábado com algumas mudanças. Sem Edinho, suspenso, e com os retornos de Jean e Fred da seleção brasileira, a aposta foi em um esquema com três volantes e três homens de frente, sem ninguém na criação.
O resultado foi um primeiro tempo de muita marcação no meio e pouquíssimas chances criadas, tanto de um lado, quanto de outro. De notório, houve apenas finalizações sem muito perigo de Fred e Maikon Leite e "lambanças" de João Filipe e Carlinhos, que quase marcaram contra.
No segundo tempo, Luxemburgo fez jus à expessão popular "de oito a oitenta", tirando o volante Jean e o atacante Kenedy para as entradas dos meias Felipe e Wagner. O resultado foi um afrouxamento na marcação, que o Náutico tentou aproveitar. Rogério e Eltinho pararam em boas defesas de Diego Cavalieri, e Tiago Real carimbou a trave tricolor.
A tradicional imprevisibilidade do futebol, no entanto, mais uma vez se fez presente, e o Fluminense inaugurou o placar justamente quando parecia mais vulnerável. Na marca de 25, Samuel, que entrara havia apenas quatro minutos no lugar de Rafael Sóbis, recebeu na entrada da grande área e fez uma grande jogada individual, driblando dois marcadores. A finalização veio quente, e Ricardo Berna não conseguiu defender: 1 a 0 para o Tricolor.
Com o resultado positivo, o Fluminense recompôs seu sistema de marcação para suportar a pressão do Náutico, que buscava o empate. Hugo assustou de longe e Cavalieri operou mais uma grande defesa no último lance. Mas ficou por isso: 1 a 0 para o Flu, que passou longe de convencer o torcedor, mas encerrou uma sequência de quatro jogos sem vitória e agora vislumbra uma oportunidade de se afastar da zona de rebaixamento e dar uma "folga" à crise que ainda persiste nas Laranjeiras.
FICHA TÉCNICA
NÁUTICO 0 X 1 FLUMINENSE
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Data: 17 de agosto de 2013 (Sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar de Oliveira (SP)
Assistentes: Carlos Augusto Nogueira Júnior (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Gol: Samuel, aos 25 minutos do segundo tempo 
NÁUTICO: Ricardo Berna; Auremir, João Filipe, Jean Rolt e Eltinho; Elicarlos (Rodrigo Souto), Derley, Martinez e Tiago Real; Maikon Leite (Olivera) e Rogério (Hugo).
Técnico: Jorginho.
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Igor Julião, Leandro Euzébio, Anderson e Carlinhos; Willian, Diguinho e Jean (Felipe); Kenedy (Wagner), Rafael Sóbis (Samuel) e Fred.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.