quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Teliana batalha, mas perde em sua estreia em Slam

Melbourne (Austrália) - Em seu primeiro jogo da carreira em um Grand Slam, a pernambucana Teliana Pereira batalhou muito, fez um jogo equilibradíssimo com a russa Anastasia Pavlyuchenkova, cabeça de chave 29, mas acabou perdendo em sets diretos, com parciais de 7/6 (9-7) e 6/4, em confronto que durou 2h14.
Logo em seu primeiro game, Teliana cometeu três duplas faltas e acabou quebrada pela russa. A pernambucana passou aperto nos próximos três games de serviço, precisando salvar break-points em todos eles, mas isso não a abalou. No oitavo, a número 1 do Brasil conseguiu devolver a desvantagem e bateu o saque de Pavlyuchenkova.
A pernambucana teve um set-point no momento em que a russa sacava com placar favorável a Teliana com 5/4, mas não converteu a oportunidade. Sentindo o forte calor que assolou Melbourne, Pavlyuchenkova pediu atendimento médico antes de sacar em 5/6, voltou para a quadra, confirmou e forçou a definição no tiebreak, em que a brasileira perdeu mais três set-points e na primeira chance que a rival teve acabou fechando.
Com o fim do primeiro set, que durou 1h23, mais uma vez Pavlyuchenkova necessitou atendimento e saiu da quadra para recebê-lo no vestiário. A russa manteve o ritmo no segundo set e anotou a primeira quebra, no sexto game. Sua vantagem não durou muito e Teliana tratou de devolver a quebra já no game seguinte.
A quebra que definiu o jogo em favor da russa aconteceu quando Teliana sacava pressionada em 4/5. Ela perdeu o serviço e consequentemente o jogo, dando assim adeus a sua primeira incursão em um Grand Slam.
A pernambucana foi a primeira brasileira a disputar um dos quatro principais torneios do circuito desde 1993, quando Dadá Vieira passou o qualificatório e jogou o US Open daquele ano. Também foi primeira brasileira a jogar o Australian Open desde a paranaense Gisele Miró, em 1989. A WTA não registra qualquer vitória do tênis feminino do país no torneio desde o vice-campeonato de Maria Esther Bueno, em 1965.
Depois de eliminar Teliana do torneio, Pavlyuchenkova vai medir forças com a luxemburguesa Mandy Minella, que não teve grande dificuldade para superar a estreia e despachou a alemã Carina Witthoeft em sets diretos, com parciais de 6/1 e 6/4, em 69 minutos de jogo. Esta será a primeira vez que a russa vai encarar Minella no circuito.