quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Suarez e Schiavone serão atrações em Florianópolis

Florianópolis (SC) - A espanhola Carla Suarez, uma das top 20 do atual ranking internacional, e a campeã de Roland Garros Francesca Schiavone serão as principais atrações da Brasil Tennis Cup, torneio de categoria WTA que será disputado de 24 de feverero a 2 de março, nas quadras da Federação Catarinense. A confirmação da lista de inscritas, que inclui as convidadas Teliana Pereira e Bia Haddad Maia, foi feita durante o lançamento da Cup nesta terça-feira.

Suarez é a 16ª do ranking de simples da WTA e vem pela primeira vez ao Brasil. Schiavone é a atual número 42 do ranking mundial tem em seu currículo duas finais de Roland Garros, com título em 2010 e o vice em 2011. "Isso mostra o êxito do evento do ano passado e é uma evolução técnica para a segunda edição. Aumenta nossas responsabilidades, com o comprometimento ainda maior. Mais do que grandes nomes, focamos em oportunizar às nossas tenistas brasileiras a disputa de um torneio deste porte, fazendo com que o tênis feminino se desenvolva ano a ano", afirmou Rafael Westrupp, diretor do torneio e presidente da Federação Catarinense.

Bia, que finaliza treinamentos em Florianópolis para retornar ao circuito, afirmou se seu objetivo é conseguir a recuperação de uma cirurgia de hérnia de disco a tempo de disputar o torneio e se emocionou ao lembrar da sua temporada 2013, quando jogou bem em Floripa. "É incrível colocar a camisa e jogar no seu país, do lado da minha cidade, que agora é Camboriú. No ano passado eu vinha muito bem, mas tive uma lesão no ombro e depois estourou minha hérnia de disco, foi uma pena. Mas, desde então, tenho trabalhado forte para voltar a jogar. Na segunda-feira voltei a bater uma bolinha. Estou bastante confiante".

Os ingressos para o Brasil Tennis Cup devem ser disponibilizados a partir do dia 27 de janeiro, com algumas alterações em relação ao ano passado. "Temos a estimativa inicial de manter os preços do ano passado. Além disso, haverá o bilhete diário, que permite assistir aos jogos de manhã, deixar as quadras e voltar para a rodada da noite", explica Westrupp.

A WTA divulgou nesta terça-feira a lista oficial de inscritas, tem que 21 atletas de 16 países, com todas as tenistas ocupando posições no top 100 da WTA. Várias que estiveram em Florianópolis em 2013 irão retornar, como a atual campeã, a romena Monica Niculescu; a espanhola Garbine Muguruza, a sul-africana Chanelle Scheepers, a cazaque Yaroslava Shvedova, a húngara Timea Babos e a israelense Julia Glushko. Outras quatro vagas serão definidas por Wild Card e seis lugares serão disputados no qualifying, que fecha sua lista no dia 3 de fevereiro.

Vejaa a lista de participantes e seu ranking atual:

1. Carla Suarez Navarro (ESP) - 16
2. Klara Zakopalova (TCH) - 32
3. Garbine Muguruza (ESP) - 38
4. Francesca Schiavone (ITA) - 42
5. Paula Ormaechea (ARG) - 59
6. Alexandra Cadantu (ROM) - 60
7. Monica Niculescu (ROM) - 64
8. Maria Teresa Torro Flor (ESP) - 65
9. Vania King (EUA) - 71
10. Silvia Soler Espinosa (ESP) - 78
11. Chanelle Scheepers (AFS) - 79
12. Anna Schmiedlova (SVK) - 81
13. Yaroslava Shvedova (CAZ) - 82
14. Barbora Strycova (TCH) - 84
15. Patricia Mayr-Achleitner (AUT) - 85
16. Su-Wei Hsieh (TPE) - 86
17. Timea Babos (HUN) - 87
18. Julia Glushko (ISR) - 90
19. Johanna Larsson (SUE) - 91
20. Dinah Pfizenmaier (ALE) - 92
21. Kiki Bertens (HOL) - 93
Teliana Pereira (BRA) - 98
Beatriz Haddad Maia (BRA) - 297