quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Azarenka minimiza calor e sufoco: 'Treinei depois'

Melbourne (Austrália) - O esperado calor australiano chegou cedo na edição 2014 do Grand Slam local e virou assunto para todos os tenistas. Apesar de algumas reclamações, alguns não veem muitas dificuldades ou preferem valorizar outros aspectos do jogo. É o caso da bielorrussa Victoria Azarenka, que precisou de 1h46 para superar a sueca Johanna Larsson na estreia.
"Não foi tão ruim. Eu fui treinar depois, então estou bem", minimizou a atual bicampeã do Australian Open. Para a bielorrussa, o vento também foi um fator importante. Como ele estava quente, ao invés de refrescar, piorava a sensação térmica, segundo a número 2 do mundo.
"(O calor) é o mesmo para todo mundo. Você tem que aceitar e tentar se preparar da melhor forma para essas condições. Mas, na verdade, eu me senti melhor conforme o jogo avançou do que no início".
No primeiro set, Larsson teve uma quebra de vantagem por três vezes e chegou a sacar para a parcial em 5/4 e em 6/5. Somente depois de 72 minutos Azarenka levou a melhor no tiebreak e tomou o controle do jogo. Ainda assim, somou mais erros não-forçados (32 contra 29 de Larsson), cometeu sete duplas faltas e venceu apenas 21% dos pontos com o segundo serviço.
"Ela jogou muito bem e é uma jogadora muito talentosa. Não posso dizer que fiquei surpresa com isso, mas ela realmente foi para as jogadas. Acho que nessas condições a bola fica mais alta, o que é melhor para ela. Eu precisei de mais tempo para me adaptar", analisou.
Na segunda rodada, Azarenka mede forças contra a tcheca Barbora Zahlavova Strycova, 84ª do mundo, que precisou de três sets contra Su-Wei Hsieh, de Taipei. A bielorrussa venceu os dois encontros anteriores, ambos em quadra dura, em sets diretos.