quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Grécia empata com a Romênia e vai à Copa do Mundo pela terceira vez

A Grécia está na Copa do Mundo de 2014. Nesta terça-feira, os gregos visitaram a Romênia com uma vantagem de 3 a 1 conquistada na ida, se arriscaram pouco, seguraram o rival e empataram por 1 a 1. Este será o terceiro Mundial que a seleção disputará na história após estrear na competição na edição de 1994, nos Estados Unidos. A equipe chegou à repescagem depois de ficar na segunda colocação do Grupo G das eliminatórias europeias. A Bósnia foi a líder da chave e se classificou diretamente.
O Mundial do Brasil será disputado entre os dias 12 de junho e 13 de julho do ano que vem. Os grupos serão sorteados no dia 6 de dezembro deste ano, na Costa do Sauípe, na Bahia. 
Mitroglou comemora gol da Grécia contra a Romênia (Foto: Agência Reuters)Mitroglou foi o herói da classificação grega (Foto: Agência Reuters)

A Grécia entrou em campo para evitar riscos, sem inventar e com poucas investidas ao ataque. Apesar de tentar pressionar, a Romênia não ofereceu muito perigo à retranca grega. Quando viram que os romenos não partiriam para o tudo ou nada, os gregos começaram a se arriscar nos contra-ataques e, aos 22 minutos, conseguiram abrir o placar. Mitroglou recebeu sozinho por trás da defesa, ficou de frente para o goleiro e esperou o momento certo para chutar e marcar.
A Romênia seguiu atacando, mas tinha um arsenal fraco de jogadas ofensivas. Cruzamentos ou chutes de fora da área eram as opções. O goleiro grego tinha pouco trabalho apesar da pressão dos mandantes. No fim do primeiro tempo, os torcedores começaram a perder a paciência e atiraram um sinalizador no arqueiro rival. Para evitar que os ânimos se exaltassem ainda mais, o árbitro encerrou a etapa inicial logo após o incidente.
Karnezis goleiro Grécia (Foto: AP)Karnezis sofreu com a agressividade da torcida romena (Foto: AP)

A torcida romena continuou causando problemas na segunda etapa. Uma fumaça chegou a tomar parte do campo, mas o jogo seguiu normalmente, com a equipe da casa buscando o ataque. Mas o time precisou de uma ajuda dos adversários para continuar sonhando com uma reviravolta. Aos nove minutos, dois zagueiros gregos tentaram chutar ao mesmo tempo para afastar o perigo da defesa, e a bola foi em direção ao próprio gol. 
Com o empate, a Grécia deu uma aula de como se valoriza o tempo de uma partida. Substituições, enrolações na hora de deixar o campo, lamentações por lesões... A Romênia tentava fazer sua parte, mas seguia inofensiva. Latovlevici chegou a arriscar bons chutes de longe, mas nenhum acertou o alvo. No final, festa grega.
Romênia e Grécia  (Foto: Agência Reuters)Romênia pecou na pontaria apesar da forte pressão (Foto: Agência Reuters)