quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Croácia espanta zebra Islândia e retorna à Copa do Mundo

Getty
Mandzukic fez gol, foi expulso e protagonizou a classificação croata
Mandzukic fez gol, foi expulso e protagonizou a classificação croata
A Croácia é o 28º país garantido na Copa do Mundo de 2014. Na noite desta terça-feira, a equipe espantou a zebra Islândia e garantiu o retorno ao principal torneio de seleções do planeta após a ausência na África do Sul, em 2010. Contando com o apoio do torcedor no Estádio Maksimir, em Zagreb, a seleção da famosa camiseta quadriculada derrotou os islandeses por 2 a 0 e assegurou passagem ao Brasil.
Depois de empatar sem gols na partida de ida, disputada na última sexta-feira, a Croácia se impôs dentro de casa e superou o fato de atuar mais de um tempo com um jogador a menos - a estrela Mario Mandzukic, do Bayern de Munique, acabou expulso aos 38min de jogo. Os gols do próprio Manduzkic e do veterano Dario Srna, do Shakhtar Donetsk, garantiram um lugar na Copa.
Uma das mais talentosas ex-repúblicas iugoslavas, a Croácia participará pela quarta vez de uma Copa do Mundo. Na primeira chance, em 1998, o país se tornou a sensação do mundial e caiu apenas na semifinal para a anfitriã França, que se tornaria campeã mundial naquele ano.
Já em 2002, no Japão e na Coreia do Sul, e no ano de 2006, na Alemanha, o país caiu ainda na primeira fase - em solo alemão, estreou com derrota por 1 a 0 para o Brasil na fase de grupos.
O jogo
Acostumada a jogos de tamanha responsabilidade, a seleção croata, assim como no jogo fora de casa, controlou a Islândia desde os primeiros minutos. A equipe dos balcãs se posicionou no campo adversário, adiantou a marcação e conseguiu abrir o placar com menos de meia-hora de partida. Aos 28min, o centroavante Mario Mandzukic, do Bayern de Munique, aproveitou cruzamento de Ivan Rakitic e teve o trabalho de apenas completar para as redes.
O gol do atacante do atual campeão europeu bastava para tornar Mandzukic uma figura histórica no futebol do país. Entretanto, em um período de apenas 11 minutos, a euforia do camisa 17 se tornou angústia. O centroavante cometeu falta dura na lateral, e o árbitro holandês Bjorn Kuipers aplicou o cartão vermelho imediatamente. Tensão nas arquibancadas do Estádio Maksimir para a segunda etapa.
A vantagem numérica dos islandeses, entretanto, alterou pouco o panorama da partida na etapa complementar. Mesmo com 10 homens, a Croácia seguiu dominando a partida e praticamente carimbou a vaga ao Mundial. O jovem Mateo Kovacic, da Internazionale, recebeu pela esquerda, driblou três jogadores e apenas rolou para Dario Srna. O experiente ala completou a linda jogada com uma firme finalização.
Uma situação já complicada se tornou desesperadora para os islandeses. Com um atleta a mais em campo desde a parte final do primeiro tempo, o time visitante, enfim, se lançou o ataque nos minutos finais. A pressão, entretanto, acabou minada pelo sistema defensivo croata, que segurou a vantagem e carimbou novamente o passaporte do país do Leste Europeu para mais uma Copa.