Getty
Torcedores de Gibraltar fazem a festa durante a primeira partida da seleção do território
Torcedores de Gibraltar fazem a festa durante a primeira partida da seleção do território
Enquanto seleções maiores corriam para garantir as últimas vagas para a Copa do Mundo, uma nova história começava a ser escrita no estádio do Algarve, em Portugal. A seleção de Gibraltar, em sua primeira partida após a filiação à Uefa, conseguiu segurar um empate por 0 a 0 com a Eslováquia.
Formado quase inteiramente por atletas amadores, o time de Gibraltar lutou bravamente contra uma seleção que disputou a última Copa do Mundo. Um dos poucos jogadores com experiência profissional era o zagueiro Danny Higginbotham, de 34 anos, revelado pelo Manchester United e que hoje atua pelo Chester, da quinta divisão inglesa. A maioria atua por times locais.
O estádio em que a partida foi disputada comporta cerca de 30 mil pessoas, aproximadamente a população de Gibraltar, um território britânico localizado no sul da Espanha. A posse de Gibraltar ainda é discutida, o que causou oposição da Espanha à tentativa de filiação à Uefa. Não bastou para impedir a entidade de reconhecer o território como seu 54º membro, fazendo apenas a ressalva de que Gibraltar e Espanha não poderão se enfrentar em competições.
Gibraltar continuará jogando no Algarve nas eliminatórias da Euro 2016, já que o único estádio situado no território comporta apenas 2 mil torcedores e não atende aos padrões da Uefa para competições oficiais.
Cerca de 500 torcedores fizeram a viagem até Portugal, carregando bandeiras de Gibraltar - e algumas do Reino Unido. Higginbotham foi o destaque da partida, mas o capitão Roy Chipolina e o goleiro Jordan Perez também tiveram atuações de destaque.
No primeiro tempo, Daniel Duarte salvou uma bola em cima da linha. Gibraltar se defendeu com firmeza, raramente passando da linha de meio-campo, e manteve a postura ao longo da segunda parte. Em um dos poucos ataques, Al Greene teve a chance de marcar, mas desperdiçou. No final, a Eslováquia acertou uma bola no travessão.
Quando o árbitro encerrou a partida, os jogadores festejaram em campo com o técnico Allen Bula como se tivessem conquistado um título. Estrear com um empate superou as expectativas, já que muitos esperam que Gibraltar seja apenas mais um saco de pancada dos torneios da Uefa, como Andorra e San Marino.
Ainda vamos descobrir se será assim. Mas o empate que valeu como uma vitória será eternamente lembrado em Gibraltar como o ponto de partida de uma seleção que lutou por anos pelo simples direito de ser reconhecida.