sábado, 12 de outubro de 2013

Portugal frustra torcedor, fica no empate e tem missão impossível na última rodada

Getty
Nani foi um dos atletas criticados pela torcida no empate com Israel
Nani foi um dos atletas criticados pela torcida no empate com Israel
Cristiano Ronaldo falou curto e grosso antes da partida contra Israel pela penúltima rodada das Eliminatórias Europeias. "Se não ganharmos de Israel e Luxemburgo, não vale pensar na Copa", disse. Talvez o craque do Real Madrid seja obrigado a reformular suas palavras ao fim do primeiro desses compromissos.
Depois de sair na frente e comandar o placar durante praticamente todo o jogo, Portugal sofreu o empate e ficou apenas no 1 a 1 com os israelenses dentro de casa, nesta sexta-feira. O resultado frustra os planos de se aproximar da Rússia e conseguir a classificação direta para o Mundial. A três pontos dos primeiros colocados com apenas um confronto a disputar, a equipe tem uma missão praticamente impossível pela frente.
Os comandados de Paulo Bento precisam vencer Luxemburgo, tirar uma diferença no saldo de gols que hoje é de sete e ainda torcer pela derrota dos russos contra Azerbaijão. Caso não consiga, a seleção irá mais uma vez decidir o seu destino nos play-offs.
Para fazer o seu papel diante de Israel, os portugueses contaram com uma série de desfalques, dentre eles, Raúl Meireles, João Pereira e Bruno Alves, todos lesionados. Fábio Coentrão e Helder Postiga foram ausências por suspensão.
Ainda assim, a torcida atendeu à campanha do time e lotou as arquibancadas do estádio Alvalade, deixando poucos espaços vazios. Não foi suficiente, no entanto, para assegurar os três pontos. Após sair na frente aos 27 minutos do primeiro tempo com gol do zagueiro Ricardo Costa, a equipe sofreu para se impor, pecando na falta de força na frente, e foi penalizada no final da partida em falha do goleiro Rui Patrício que o defensor Ben Haim aproveitou.
Na próxima terça-feira, Cristiano Ronaldo e seus companheiros recebem Luxemburgo em Coimbra para tentar protagonizar uma façanha no aguardo pelo confronto entre Rússia e Azerbeijão que se desenrolará mais tarde.
Até aqui, já asseguraram vaga na Copa do Mundo Brasil (país-sede), Argentina (América do Sul), Japão, Austrália, Coreia do Sul, Irã (Ásia), Holanda, Itália, Bélgica, Suíça (Europa), Estados Unidos e Costa Rica (Concacaf).
Veja os outros resultados da 9ª rodada do grupo F das Eliminatórias Europeias:
Azerbeijão 2 x 0 Irlanda do Norte
Luxemburgo 0 x 4 Rússia