sábado, 7 de setembro de 2013

Pennetta não resiste e Azarenka volta à final em NY

Nova York (EUA) - A excelente campanha da italiana Flavia Pennetta no US Open acabou nesta sexta-feira. Disputando pela primeira vez na carreira uma semifinal de Grand Slam, ela não resistiu à maior consistência da número 2 do mundo, a bielorrussa Victoria Azarenka e se despediu do torneio com uma derrota em sets diretos, com placar final de 6/4 e 6/2, depois de 1h34 de confronto
Vice-campeã no ano passado, Azarenka retorna à final e pode rever a algoz do ano passado. Porém, para que isso aconteça, a norte-americana Serena Williams precisa confirmar a condição de maior favorita ao título e despachar a chinesa Na Li na segunda semifinal desta sexta-feira. Quem passar deste duelo encara a bielorrussa no domingo às 17h30 (horário de Brasília).
Caso a adversária na decisão seja Na Li, a bielorrussa entrará com vantagem no retrospecto, tendo vencido seis dos 10 jogos anteriores com a chinesa. Só que se houver uma reedição da final de 2012, Azarenka terá que superar um histórico bastante negativo contra Serena, que derrotou a rival em 12 das 25 oportunidades em que se cruzaram até então no circuito.
Apesar da marca negativa contra a atleta da casa e atual campeã do US Open, a bielorrussa se deu bem na última vez que se enfrentaram, na decisão do Premier de Cincinati. Neste ano, por sinal, Azarenka soma mais vitórias do que derrotas contra Serena, tendo perdido para a norte-americana na final de Roma e vencido a final de Doha.
Derrotada por Azarenka na primeira semifinal do dia, Pennetta chegou muito bem credenciada para o confronto, com uma campanha na qual não havia perdido sets. Só que a invencibilidade nas parciais caiu logo de cara, perdendo o primeiro set para a bielorrussa em uma batalha de quebras. A número 2 do mundo sofreu para consolidar os break-points que teve e só o fez depois da terceira tentativa.
Nas outras duas vezes que conseguiu uma quebra, Azarenka permitiu que a rival devolvesse logo no game seguinte, mas no décimo game ela não vacilou e confirmou o serviço para fechar o set. A bielorrussa repetiu a historia no começo da segunda parcial, quebrando Pennetta no segundo game e deixado a italiana devolver a desvantagem logo em seguida.
Azarenka sofreu menos neste set, obteve mais três quebras e perdeu somente uma vez o serviço para concretizar sua segunda vitória em três embates com a italiana. Curiosamente, a bielorrussa fechou a partida com mais erros não forçados do que Pennetta (25 a 23) e menos bolas vencedoras (15 a 19), mas se deu bem muito em função do fraco aproveitamento da oponente nos serviços, com o qual a italiana faturou somente 33% dos pontos disputados.