sábado, 7 de setembro de 2013

Chile comprova embalo, vence Venezuela e encaminha vaga à Copa

Assista aos gols da vitória do Chile sobre a Venezuela
Apenas uma derrota em 2013. Futebol rápido e envolvente. O Chile comandado por Jorge Sampaoli embalou nas Eliminatórias Sul-Americanas e encaminhou a vaga para disputar o Mundial no Brasil. Na noite desta sexta-feira, no Estádio Nacional de Santiago, a equipe venceu a Venezuela por 3 a 0, somou o quarto triunfo seguido no qualificatório e subiu para o terceiro posto na tabela de classificação.
Os três pontos assegurados com os gols dos ‘brasileiros' Eduardo Vargas (Grêmio) e Marcos González (Flamengo), Arturo Vidal completou o marcador, deixam o Chile com 24 pontos, apenas dois abaixo de Colômbia e Argentina, os dois líderes da competição, e oito acima do quinto colocado Uruguai, que entra em campo ainda nesta sexta-feira para enfrentar o Peru.
A Venezuela, por outro lado, vê o sonho de disputar a primeira Copa do Mundo cada vez mais distante. A ‘Vinho Tinto', como é conhecida, permanece com 16 pontos, cinco a menos do que o Equador, quarto colocado, e apenas mais dois compromissos pelas Eliminatórias. A América do Sul tem direito a quatro vagas ao Mundial - o quinto irá disputar um playoff contra um representante asiático (Uzbequistão e Jordânia).
Embalado pelo grande momento, em 2013 somou apenas um revés em nove duelos, o Chile retorna a campo pelas Eliminatórias somente em 10 de outubro, quando terá pela frente a Colômbia, fora de casa. Nesta terça-feira, os chilenos terão pela frente um amistoso contra a campeã do mundo Espanha.
Já os venezuelanos, que necessitam de uma reação imediata nas Eliminatórias, tentarão reencontrar as vitórias na terça-feira, a partir das 21h (de Brasília), contra o Peru. No dia 10 de outubro, o rival será o vice-lanterna Paraguai, que quebrou um longo jejum nesta sexta-feira ao golear a Bolívia por 4 a 0.

Motivado pelos bons resultados anteriores, o Chile começou a partida em grande estilo. Logo aos 10min, o palmeirense Valdivia, um dos destaques em campo, recebeu na esquerda e descolou um belo lançamento para Eduardo Vargas. O atacante gremista girou sobre a marcação e arrematou com precisão para vencer o goleiro Daniel Hernández e abrir o marcador no Estádio Nacional de Santiago.
O forte ritmo chileno se manteve durante praticamente todo o jogo. O segundo tento veio aos 30min, quando o zagueiro Marcos González, do Flamengo, aproveitou rebote e estufou as redes. Aos 40min da etapa final, Vidal, da Juventus (Itália), tocou de cabeça para assinalar o terceiro e decretar o quarto triunfo seguido do time de Sampaoli nas Eliminatórias.