Paulo Autuori deixou o Grêmio perto do final da campanha do Brasileirão 2009 logo após empatar com o São Paulo no estádio Olímpico. Aquele Grêmio não perdia partidas em casa. Ao final da trajetória de Autuori, tinha 13 vitórias e quatro empates. Estava em nono lugar. A razão da classificação intermediária era a sequência de insucessos como visitante. Uma vitória apenas, no estádio dos Aflitos contra o Náutico, em 17 visitas -- foram doze derrotas.
O fracasso do São Paulo hoje está no Morumbi. Duas vitórias apenas em nove partidas, um empate e seis derrotas. Só Vasco e Fluminense foram derrotados no antigo templo tricolor, o que obrigará uma campanha de recuperação no segundo turno nas viagens. Como visitante, o São Paulo conquistou 11 de seus 18 pontos, mas também perdeu muito -- cinco vezes.
Perder pontos demais em casa sempre é uma das razões de campanhas desastrosas de rebaixamento. É claro que o São Paulo pode escapar no segundo turno, mas o ideal é sair da zona do descenso ainda na primeira metade do campeonato, o que só acontecerá se vencer o Coritiba no Couto Pereira, Fluminense ou Portuguesa empatarem -- o Flu recebe o Bahia no Maracanã -- ou o Atlético Mineiro perder no Barradão contra o Vitória.
Ano passado, o Palmeiras pensava iniciar sua reação iniciando o segundo turno fora da zona da degola. Chegou à 18a rodada com 16 pontos, dois a menos do que o São Paulo tem hoje, mas fora do rebaixamento, porque tinha uma vitória a mais do que o Bahia. Na última partida do turno, o Palmeiras de Felipão perdeu do Santos de Neymar por 2 x 1, de virada. A tabela do fim do primeiro turno apontou o time em 17o lugar.
Na 18a rodada, o Palmeiras tinha 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas como mandante, somando partidas em Barueri e no Pacaembu: 9 pontos em casa. O São Paulo tem no Morumbi duas vitórias, um empate e seis derrotas, sete pontos apenas. Se quiser jogar o Brasileirão 2013 na Série A, o São Paulo tem de melhorar em seu estádio.

Hoje, excepcionalmente, não publicarei a seção Informações e Palpites da rodada. A vida voltará ao normal na segunda-feira.Rogério Ceni reage após perder pênalti na derrota do São Paulo para o Criciúma no Morumbi