sábado, 7 de setembro de 2013

Paraguai quebra jejum de quase um ano, vence Bolívia e deixa a lanterna

Assista aos gols da vitória do Paraguai sobre a Bolívia
O Paraguai, enfim, voltou a vencer nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2014. Depois de quase um ano sem comemorar um triunfo na competição e desiludido em relação às chances de ir ao Mundial no Brasil, os paraguaios fizeram 4 a 0 na Bolívia, no Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, e deixaram a lanterna do qualificatório. Fabbro, Santa Cruz, Ortíz e Gomes balançaram as redes.
O primeiro triunfo desde 16 de outubro de 2012, quando passou pelo Peru por 1 a 0, ainda mantém o Paraguai com uma mínima chance de ir ao mundial. A equipe guarani agora soma 11 pontos, cinco a menos do que o quinto colocado Uruguai, que entra em campo ainda nesta sexta-feira para duelar contra os peruanos.
A Bolívia, por sua vez, não possui mais chances de ir ao Brasil. A equipe do atacante Marcelo Moreno, do Flamengo, permanece com 10 pontos, mas já soma 14 partidas na competição. Os bolivianos possuem apenas mais dois jogos nas Eliminatórias, o que inviabiliza qualquer chance de no mínimo alcançar o quinto posto.
Embalado pela convincente goleada, o Paraguai terá um difícil compromisso na próxima terça-feira. Dependendo da vitória para seguir com o sonho de disputar o Mundial, a equipe recebe, a partir das 22h40 (de Brasília), a líder Argentina, que folgou nesta sexta-feira. A Bolívia, às 17h da mesma data, recebe o Equador.
Convivendo com uma das piores fases de sua história, o Paraguai não demorou a abrir o marcador. Logo aos 16min, Jonathan Fabbro estufou as redes rivais. Aos 2min da etapa final, o veterano Roque Santa Cruz aumentou o marcador. Richard Ortiz, aos 35min, e Gustavo Gómez, aos 39min, completaram a goleada.