sábado, 7 de setembro de 2013

Klose faz história, Alemanha vence Áustria e pode se classificar à Copa já na 3ª

Assista aos gols da vitória da Alemanha sobre a Áustria
Depois de atuações irregulares em amistosos contra Equador, Estados Unidos e Paraguai, a Alemanha se reencontrou com o bom futebol. Nesta sexta-feira, a seleção de Joachim Low recebeu a Áustria na Allianz Arena, em Munique, e, com uma atuação bastante convincente, triunfou por 3 a 0, em jogo válido pelo grupo C das eliminatórias europeias.
O triunfo deixa os germânicos muito próximos de se garantirem na Copa de 2014, o que pode ocorrer já na próxima terça-feira. Com 19 pontos, os tricampeões mundiais têm cinco de vantagem para a Suécia, a três rodadas do fim da fase classificatória. Caso vença Ilhas Faroe, fora de casa, e os escandinavos tropecem no Cazaquistão, a Alemanha já poderá comprar as passagens para o Brasil.

A Áustria, por sua vez, fica estacionada nos 11 pontos, na terceira posição, à frente da Irlanda apenas no saldo de gols e se complica na busca pelo segundo lugar. Na terça, os austríacos receberão os irlandeses em confronto direto na luta por uma vaga na repescagem.
A partida ainda não foi especial para os germânicos apenas pela boa atuação, afinal, também puderam presenciar um feito histórico. Miroslav Klose abriu o placar da partida e se juntou a Gerd Muller como maior artilheiro da seleção alemã com 68 gols marcados.
A marca impressionante do centroavante veio aos 32 minutos do primeiro tempo, quando aproveitou cruzamento da direita de Thomas Muller e, travado com a zaga, desviou para o fundo da rede. O goleiro Almer só viu a bola entrar.
Dominante, o time da casa, que não contou com os lesionados Gundogan, Schweinsteiger e Gotze, controlou o adversário e criou algumas chances para ampliar. O segundo gol, no entanto, só viria na etapa final.
Aos cinco minutos, Reus ajeitou para a entrada da área, e Kroos, ao seu melhor estilo, chutou forte no canto esquerdo para fazer um bonito gol. Administrando a vantagem, os alemães não sofreram qualquer risco e asseguraram o triunfo com tranquilidade ao longo de todo o segundo tempo. No fim, ainda ampliaram o marcador. Aos 43, Howedes fez o passe na saída do arqueiro após bela jogada coletiva, e Muller completou.
Além da boa produção do setor ofensivo, Low pôde comemorar, principalmente, a melhora da zaga, que tinha sofrido nove gols em três jogos - vitória por 4 a 2 sobre o Equador, derrota por 4 a 3 para os Estados Unidos e empate por 3 a 3 com o Paraguai. Nesta sexta, o titular Hummels foi reserva, e a dupla que começou o confronto foi formada por Boateng e Mertesacker.
A única notícia ruim para a Alemanha - e sobretudo ao Borussia Dortmund - foi a contusão do lateral esquerdo Schmelzer, que precisou ser substituído no intervalo por Howedes.

Suécia vence Irlanda fora de casa

Em confronto direto pela vaga na respescagem do grupo C, a Suécia se deu melhor. A equipe de Ibrahimovic foi ao Aviva Stadium, em Dublin, e bateu a Irlanda por 2 a 1. Como ambos estavam com 11 pontos, os escandinavos chegam a 14 e abrem vantagem na vice-liderança da chave a três rodadas do fim das eliminatórias.
Os mandantes saíram em vantagem aos 22 minutos do primeiro tempo com um gol do ídolo Robbie Keane. Porém, 11 minutos mais tarde, Elmander deixou tudo igual. Na etapa final, Svensson definiu a virada aos 12.