terça-feira, 27 de agosto de 2013

Lenda, líder, e 'um dos grandes': Barcelona, Porto e Felipão homenageiam Deco

Getty
Deco, no Porto: segundo o presidente, o meia foi uma lenda no clube
Deco, no Porto: segundo o presidente, o meia foi uma lenda no clube

A aposentadoria de Deco, anunciada nesta segunda-feira, repercutiu na Europa, sobretudo em Portugal e Espanha, dois dos países em que o luso-brasileiro jogou. Alegando falta de condições físicas, o meio-campista do Fluminense encerrou sua trajetória no futebol aos 35 anos, após 17 de carreira.
O Barcelona, clube que Deco defendeu entre 2004 e 2008, destacou o fim da carreira do jogador na manchete principal de seu site. No texto, o clube afirma que Deco foi "um dos líderes do time que fez o Barça voltar a ter uma mentalidade vencedora, uma mentalidade que continua até hoje".
O Porto, time em que Deco jogou entre 1999 e 2004, também prestou homenagem. O presidente do clube, Pinto da Costa, chamou o agora ex-jogador de "uma lenda".
"Não há motivo para tristeza. Quando um jogador como o Deco decide que chegou a hora de terminar a carreira isso só demonstra a sua inteligência e capacidade de decisão. O Deco ficou história do FC Porto e continuará ligado ao futebol. Foi uma lenda do Porto", afirmou o dirigente.
Ao jornal português Record, o técnico Luiz Felipe Scolari, responsável por levar Deco para a seleção de Portugal, elogiou a decisão do jogador. "Foi um dos grandes com quem trabalhei", afirmou o treinador.