terça-feira, 27 de agosto de 2013

1º dia do judô no Rio tem escolas para encher ginásio, hino com Anitta e vaias a Cabral

Getty
Anitta cantou na abertura do Mundial de Judô, realizado no Maracanãzinho
Anitta cantou na abertura do Mundial de Judô, realizado no Maracanãzinho 
O primeiro dia do Mundial de judô de 2013 no Rio de Janeiro precisou de uma "ajudinha" para empolgar, mas terminou em festa nesta segunda-feira, no Maracanãzinho. Depois de uma manhã com pouco público, as arquibancadas ficaram cheias para as finais à tarde, graças à presença de crianças e adolescentes de escolas estaduais que ganharam ingressos para a competição e tentaram incentivar a brasileira Sarah Menezes. A abertura do campeonato também foi marcada pelo hino nacional na voz na cantora Anitta e por vaias ao governador Sérgio Cabral.

LEIA MAIS
Favorita, Sarah Menezes fica com o bronze e falha na busca do ouro inédito no Mundial 
Kitadai decepciona, perde para coreano na primeira luta, chora e está fora do Mundial
Com início nesta segunda-feira e término do próximo domingo, o Mundial do Rio conta com a participação de 11 judocas brasileiros e previsão de recorde de medalhas para o país. Mesmo assim, o interesse dos cariocas pela modalidade ainda parece bem pequeno. Apesar de os ingressos serem gratuitos e de a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) ter anunciado que os 10 mil bilhetes diários estavam esgotados com antecedência, o Maracanãzinho recebeu poucos torcedores nas lutas da manhã, da categoria ligeiros. O ginásio encheu bastante apenas à tarde, para as semifinais e finais.
Tiago Leme/ESPN
Maracanãzinho encheu para as finais à tarde, com a presença de jovens de escolas do Rio de Janeiro
Maracanãzinho encheu à tarde, com jovens de escolas do Rio
Para isso, foi preciso a presença de crianças e adolescentes que foram ao local por causa do projeto Lotação Esgotada, desenvolvido pela organização do Campeonato Mundial. Desta forma, jovens de 10 a 17 anos de escolas públicas, ONGs e projetos sociais do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e São Paulo foram transportados em ônibus até o Maracanãzinho, ganharam ingressos, lanche e camiseta para torcer.
Apesar da tentativa de empurrar Sarah Menezes, a brasileira foi derrotada na semifinal e ficou com a medalha de bronze. Mas a torcida se animou mesmo quando Anitta subiu no palco e cantou seus principais sucessos na cerimônia de abertura, logo após uma apresentação de dança e coreografias. Mesmo com playback, a cantora agitou o público com a música "Show das Poderosas" e levou os fãs ao delírio. Depois, Anitta ainda interpretou ao vivo o hino nacional brasileiro.
Tiago Leme/ESPN
Maracanãzinho recebeu público pequeno pela manhã...
Maracanãzinho recebeu público pequeno pela manhã...
A cerimônia também foi marcada por vaias ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que nem sequer estava presente no ginásio, mas não foi perdoado pelo público depois que André Lazaroni, secretário de Estado de Esporte e Lazer, citou o seu nome no discurso inicial.
Além dos jovens brasileiros, que fizeram festa e muito barulho mesmo sem estarem muito familiarizados com as regras do judô, alguns japoneses com bandeiras também incentivaram bastante os atletas do país. As delegações internacionais, com judocas que não competiram nesta segunda, também tinham um lugar reservado nas arquibancadas e marcaram presença para acompanhar as lutas.