domingo, 17 de novembro de 2013

Walter marca contra ex-clube, Goiás vira sobre Inter e assume 3º lugar

Gazeta Press
Walter marcou o primeiro gol do Goiás na vitória sobre o Internacional
Walter marcou o primeiro gol do Goiás na vitória sobre o Internacional
Depois de levar um susto, o Goiás pressionou e conseguiu vencer o Internacional por 3 a 1, de virada, no Serra Dourada, neste domingo, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Otavinho abriu o placar com um golaço de cabeça, mas Walter, revelado na equipe gaúcha, deixou tudo igual e não comemorou após marcar. Hugo - após jogada do próprio Walter - e Roni definiram a vitória dos mandantes.
Com o resultado, o time esmeraldino dá sequência à sua ótima campanha, chega a 59 pontos e, graças a goleada do Botafogo sobre o Atlético-PR, sobe para a terceira posição na tabela. Além disso, os comandados de Enderson Moreira completam cinco vitórias seguidas no Brasileiro atuando em seu estádio.
Já o Inter, que venceu apenas um de seus últimos oito jogos, estaciona nos 45 pontos, fica na 11ª posição e se encaminha para um final melancólico nesta edição do Nacional. Agora, os gaúchos não têm sequer chances matemáticas de irem à próxima Libertadores. Além disso, a equipe fica apenas a quatro pontos da zona de rebaixamento.
O dia ainda foi marcado por reencontros. Se de um lado Walter foi bem ao marcar o primeiro gol de seu time e participar do segundo, Rafael Moura teve muito a lamentar. Vice-campeão da Copa Sul-Americana com o Goiás em 2010, o atacante, hoje no Inter, exagerou na reclamação e acabou expulso de campo quando o jogo ainda estava empatado por 1 a 1.
Pela próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Goiás visitará o Atlético-MG no Independência, no sábado, às 21h (de Brasília). Um dia depois, o Internacional receberá o Coritiba em Caxias do Sul, às 19h30.

O jogo - Sem Eduardo Sasha, que ainda pertence ao Inter e não jogou por questões contratuais, o técnico Enderson Moreira montou o Goiás com Hugo, Renan Oliveira e Roni no setor criativo. Foi de Renan Oliveira as primeiras duas chances: logo aos três minutos ele ganhou dividida na intermediária, conduziu até a entrada da área e bateu por cima do gol. Aos sete, ele recebeu de Walter e bateu fraquinho, dando a chance para Jackson afastar. No rebote, Vítor soltou uma bomba longe do gol.
O Goiás seguia superior em campo após estas duas oportunidades iniciais, mas quem abriu o placar foi o Inter. Aos 19, Cláudio Winck cruzou no segundo pau para Otávio, que encobriu Renan com um inteligente toque de cabeça. A resposta veio rápida. Aos 25, a zaga colorada bobeou, e Walter entrou livre para empatar. O artilheiro estava impedido na origem do lance, mas mesmo assim a arbitragem validou o gol.
Aos 36, houve nova boa chegada do Goiás. O lateral William Matheus subiu bem pela esquerda, invadiu a área, mas preferiu cruzar em vez de chutar a gol, desperdiçando ótima chance. No finzinho do primeiro tempo, Rafael Moura puxou contragolpe rápido pela direita e cruzou rasteiro, mas Renan saiu e defendeu, evitando a chegada de carrinho de Jorge Henrique.
O segundo tempo começou muito movimentado. Logo no primeiro minuto, D'Alessandro arriscou de fora da área, a bola desviou na zaga e quase entrou. Aos três, Fabrício recebeu passe de Otávio por trás da defesa e chutou para defesa de Renan. O Goiás respondeu com uma paulada de Walter na trave. Aos seis minutos, o artilheiro só parou em uma grande defesa do goleiro Muriel. Aos 17, o goleiro colorado fez verdadeiro milagre em uma sequência de tentativas de Hugo e Roni dentro da área.
As coisas ficaram complicadas para os gaúchos aos 21 minutos da etapa final, quando o centroavante Rafael Moura foi expulso por reclamação. Tudo ficou ainda pior aos 25, com a virada goiana: após cruzamento, Alan afastou errado, e Hugo tocou por último para colocar nas redes: 2 a 1. Aos 37, Roni sacramentou a vitória, aproveitando cruzamento de Vítor.

FICHA TÉCNICA
GOIÁS 3 x 1 INTERNACIONAL
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia
Data: 17 de novembro de 2013, domingo
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Lincoln Ribeiro Taques (MT) e Paulo César Silva Faria (MT)
Cartões amarelos: Hugo (Goiás); João Afonso, Willians e D'Alessandro (Internacional)
Cartão vermelho: Rafael Moura (Internacional)
Gols: GOIÁS: Walter, aos 25 minutos do primeiro tempo; Hugo, aos 25, e Roni, aos 37 minutos do segundo tempo
INTERNACIONAL: Otávio, aos 19 minutos do primeiro tempo
GOIÁS: Renan; Vítor, Rodrigo, Ernando e William Matheus; Amaral (Thiago Mendes), David, Hugo, Roni (Ramon) e Renan Oliveira (Tartá); Walter
Técnico: Enderson Moreira
INTERNACIONAL: Muriel; Cláudio Winck (Nathan Índio), Alan, Jackson e Fabrício; João Afonso (Josimar), Willians, Jorge Henrique, D'Alessandro e Otávio; Rafael Moura
Técnico: Clemer