domingo, 17 de novembro de 2013

Com show de Neymar, Brasil ignora violência de Honduras e marca cinco

Os mais de 71 mil torcedores que bateram o recorde de público em partidas de futebol na Florida foram brindados com um passeio da seleção brasileira, mas também presenciaram um jogo violento por parte dos hondurenhos, que castigaram Neymar. Mesmo assim, neste sábado, na goleada por 5 a 0, no Sun Life Stadium, em Miami, nos Estados Unidos, os fãs do esporte puderam ver lambreta, lençol e roleta do atacante, gol com dois toques de calcanhar e o renascimento de Robinho para o grupo que vai disputar a Copa do Mundo de 2014.
Os gols foram marcados por Bernard, Dante, Maicon, Willian e Hulk. De quebra Luiz Felipe Scolari ainda conseguiu criar uma formação que manteve o bom rendimento sem Neymar em campo. Willian, por sinal, foi uma grata surpresa no jogo deste sábado. Bom sinal para Felipão, que está finalizando as observações para fechar a lista de 23 jogadores que serão chamados para a Copa, no dia 7 de maio de 2014. 
Na próxima terça-feira, o Brasil vai enfrentar o Chile, em Toronto, no Canadá. A partida também será transmitida pela TV Globo, Sportv e GLOBOESPORTE.COM. O site vai acompanhar em Tempo Real o confronto. 
Antes mesmo do apito inicial, o espetáculo proporcionado pelos organizadores era um prenúncio do show do Brasil. Entrada das seleções com as luzes apagadas e flashes espalhados pelo estádio. Execução dos hinos à meia-luz e fogos de artifício para receber os dois times. Estava tudo preparado para o baile.
Bernard brasil gol honduras (Foto: Agência AP)Bernard comemora seu primeiro gol com a camisa da seleção brasileira (Foto: Agência AP)


Era para Felipão tirar mais algumas conclusões de quem pretende levar para a Copa. Victor estava no gol. Maicon ganhava outra chance na lateral direita. Bernard atuou no ataque. Mas quem comandou o Brasil foi novamente Neymar. E como comandou. Logo no primeiro minuto, se chocou com um hondurenho e foi ao chão. Mancou por algum tempo, mas voltou com a corda toda.
Na sequência, cobrou uma falta por cima do gol. Viu Honduras comandar as ações até os dez minutos e observou de longe Bernard levar um drible desconcertante de Izaguirre. Deve ter pensado: “chegou a minha hora”. E chegou mesmo. Neymar deu um lençol em Palacios e, sem olhar, acertou um passe açucarado para Bernard, que errou o cruzamento para Jô. 
neymar brasil honduras (Foto: Mowa Press)Neymar cai em campo após receber um entrada forte na partida contra Honduras na noite deste sábado (Foto: Mowa Press)
A partir daí, os pontapés começaram. Levou o primeiro de Palacios. Apanhou novamente de Bernardez. Irritou os hondurenhos, que começaram a fazer gestos de que o atacante estava caindo toda hora. Mas de nada adiantou. Neymar não se intimidou e nem a Seleção. Aos 21, Paulinho roubou bola na intermediária, avançou e cruzou para área. Sozinho, Bernard finalizou para abrir o marcador.  
O gol deu mais tranquilidade à equipe. As oportunidades começaram a aparecer e o camisa 10 cresceu ainda mais em campo. David Luiz ganhava todas na zaga e ainda arriscava lançamentos certeiros para os atacantes. Em um deles, Bernard recebeu dentro da área, mas dominou errado e deu chances para o arqueiro Valladares se antecipar e fazer a defesa. 
Nos minutos finais, Neymar voltou a aparecer. Em contra-ataque, passou por um rival e finalizou de fora da área para defesa do goleiro. Em seguida, em outra investida rápida, driblou o defensor e perdeu a passada após ser puxado pelo zagueiro rival. Reclamou de pênalti, mas o árbitro canadense David Gantar mandou a partida seguir. Para finalizar os 45 minutos iniciais com chave de ouro, repetiu a roleta que marcou os tempos de Zinedine Zidane como jogador.
01
BRASIL IGNORA ENTRADAS VIOLENTAS E RESPONDE COM GOLS

O segundo tempo voltou com situações parecidas com as da etapa inicial, principalmente com Neymar sofrendo com as jogadas mais ríspidas dos rivais. Felipão cumpriu o prometido. Passou a testar outros “novatos”. Robinho entrou na vaga de Jô e Willian foi escalado no lugar de Bernard. Testes visando à formação do grupo para a Copa de 2014. Honduras até repetiu o primeiro tempo, quando teve um domínio inicial.
Mas tal situação durou pouco. Aos 9, Neymar bateu falta da esquerda na cabeça de Dante. O zagueiro testou com força e a bola desviou em Palacios e Costly antes de entrar na meta do goleiro Valladares: 2 a 0. 
Minutos depois, mais um lance de efeito do camisa 10. Marcado em cima por Peralta, Neymar deu uma lambreta no adversário para limpar o lance e sair jogando. O público foi ao delírio no Sun Life Stadium. O terceiro gol do Brasil não demorou a sair. Aos 20, Ramires cruzou, Robinho passou de cabeça para Paulinho, que finalizou para defesa do goleiro. Na sobra, Maicon balançou a rede. 
dante brasil gol honduras (Foto: Mowa Press)Dante corre e é abraçado pelos companheiros após marcar um gol pelo Brasil (Foto: Mowa Press)

A partir daí, Felipão seguiu mexendo no time. Fez duas alterações em sequência. Sacou Oscar e colocou Ramires e poupou Neymar para a entrada de Hulk, aos 21. Tudo para evitar novas pancadas no camisa 10, que chegou a bater boca com os rivais por conta de uma nova falta. 
Mesmo sem Neymar em campo, o Brasil seguiu mostrando um bom futebol. E os gols foram saindo naturalmente. Aos 24, Hulk recebeu pelo lado esquerdo e cruzou para Willian, que escorou para marcar mais um. Quatro minutos depois, em um lance com dois toques de calcanhar, o primeiro de Ramires e o outro de Robinho, Hulk recebeu dentro da área e bateu colocado para ampliar: 5 a 0.
Logo após o lance, o placar anunciou o público pagante de 71.124 torcedores no Sun Life Stadium. É o recorde em partidas de futebol na Florida. 
BRASIL 5 X 0 HONDURAS
BRASIL: Victor; Maicon, David Luiz(Marquinhos), Dante e Maxwell(Lucas); Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar(Ramires) e Bernard (Willian); Neymar(Hulk) e Jô(Robinho). 
Técnico: Luiz Felipe Scolari
HONDURAS: Valladares;Arnold Peralta, Víctor Bernárdez (Juan Pablo Montes), Maynor Figueroa e Izaguirre; Jorge Claros, Roger Espinoza (Marvin Chávez), Wilson Palacios(Jerry Palacios) e Oscar García(Andy Najar); Carlos Costly e Jerry Palacios(Delgado)
Técnico: Luis Fernando Suárez
Gols Bernard, aos 21 minutos do primeiro tempo, Dante aos nove, Maicon aos 20,  Willian aos 24 e Hulk aos 27 do segundo tempo
Cartões amarelos: Maicon (Brasil);  e Palacios, Oscar García e Arnold Peralta (Honduras)
Estádio: Sun Life Stadium, em MIami (EUA). 
Data:: 16/11/2013