domingo, 17 de novembro de 2013

São Caetano ainda respira e vence Joinville, que não sobe mais em 2013

O São Caetano conseguiu respirar na noite deste sábado, no Anacleto Campanella, ao vencer o Joinville por 3 a 2, pela Série B do Brasileiro. O time da casa seria rebaixado já nesta rodada se não ganhasse a partida, mas ganhou fôlego. Para o visitante, o sonho acabou: não há mais como subir à Série A.
Mesmo que vença os dois próximos jogos e o Icasa, primeiro do G-4, perca os dois, o Joinville não conseguiria chegar ao número de vitórias do adversário. Portanto, o acesso não virá mais neste ano. Na próxima rodada, o time catarinense cumpre tabela contra o América-MG, na sexta, na Arena Joinville.
O resultado deixou o time do ABC com 35 pontos, ainda na 19ª colocação. Para não cair, precisa vencer os próximos dois jogos e torcer para o Guaratinguetá não ganhar mais. Além disso, o Azulão precisa tirar a diferença no saldo de gols: hoje está seis atrás do outro time de São Paulo. A tarefa é quase impossível. No sábado, o São Caetano recebe o América-RN.
Tudo igual na primeira etapa
Como só a vitória interessava ao São Caetano, o time do ABC paulista foi logo para ataque. Pressionou o Joinville, mas sem força suficiente para abrir o marcador. O time de Santa Catarina, por sua vez, teve melhor sorte quando foi ao ataque e precisou apenas de uma chance para fazer 1 a 0.

Aos oito minutos, Edigar Junio chutou fraco de fora da área, mas a bola desviou na zaga do São Caetano e enganou o goleiro Rafael Santos. A reação do São Caetano, porém, foi imediata. No minuto seguinte, o volante Anselmo entrou na área e tocou com categoria na saída do goleiro Oliveira.

Depois do gol de empate, o Azulão cresceu na partida e teve algumas chances de conseguir a virada, mas pecou na finalização. O Joinville, por outro lado, tentou na maioria das vezes jogadas pelas laterais. Mas os cruzamentos não encontravam ninguém na área para completar para o gol.
Azulão vence e acaba com sonho do Joinville
O segundo tempo já começou com um lance de polêmica: Francis foi derrubado fora da área por Danilo Bueno, mas a arbitragem marcou pênalti. Depois de muita reclamação do Azulão, o juiz conversou com o quarto árbitro e voltou atrás.
Mesmo sem ter o pênalti para bater, o Joinville conseguiu um gol, aos 13, com Edigar Junio. Mas o JEC comemorou por pouco tempo: aos 16, o dono da casa teve um pênalti a favor e empatou com Giancarlo: 2 a 2.
O empate era ruim para as duas equipes, por isso elas se arriscavam muito no ataque. O Azulão precisava vencer para não cair nesta rodada, e o Joinville precisava dos pontos na busca pelo G-4. Melhor para o São Caetano, que chegou ao terceiro com Giancarlo, aos 29: 3 a 2 e um suspiro na Série B. O resultado acabou com o sonho do acesso do Joinville.