domingo, 8 de setembro de 2013

Nigéria vence 'final' com gols 'europeus', elimina Maláui e segue na briga por vaga na Copa-2014

Getty Images
A Nigéria podia até empatar, mas não vacilou e venceu o Maláui por 2 a 0 neste sábado no U. J. Esuene Stadium, em Calabar, eliminou os rivais e garantiu sua classificação para a fase final das eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
O jogo era uma 'final', já que apenas o líder de cada grupo se qualifica nesta fase, e os nigerianos eram os líderes da chave F com nove pontos, dois a mais que a seleção maláui, que, logo, precisava vencer.
Mas dois 'estrangeiros' da Nigéria trataram de resolver o confronto e manter o país na disputa para ir ao seu quinto Mundial (participaram em 1994, 1998, 2002 e 2010). Primeiro com Emmanuel Emenike.
O atacante do Spratak de Moscou, da Rússia, balançou as redes aos 45 minutos do primeiro tempo, levantando a torcida em Calabar, sul da Nigéria.
Aos sete da etapa final, o também atacante Victor Moses, do Chelsea e que está emprestado ao Liverpool, da Inglaterra, converteu uma penalidade e ampliou. Um minuto depois, Limbikani Mzava foi expulso no Maláui, melhorando ainda mais a situação do time rival, que tratou de administrar o resultado.
Assim, a Nigéria chegou a 12 pontos e fechou a chave em primeiro lugar, juntando-se aos já classificados Argélia, Costa do Marfim, Egito e Etiópia. Já eliminados, Quênia (rês pontos) e Namíbia (cinco pontos) jogam neste domingo, às 10h, para encerrarem o grupo F.
Na próxima fase, a última, serão dez seleções divididas em grupos de duas, nos quais elas farão duelos de ida e volta. As cinco que passarem estarão na Copa do Mundo em 2014.