domingo, 8 de setembro de 2013

Com confusão e pênalti duvidoso, Grêmio derrota a Portuguesa na Arena

Gazeta Press
Árbitro Jailson Macedo de Freitas polemizou na partida entre Grêmio e Portuguesa
Árbitro Jailson Macedo de Freitas polemizou na partida entre Grêmio e Portuguesa
O Grêmio abriu uma vantagem de dois gols sobre a Portuguesa neste sábado, na Arena, já no segundo tempo, em duelo válido pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, a equipe do técnico Renato Gaúcho vacilou e cedeu o empate. Pouco depois, o árbitro Jaílson Macedo Freitas deu um pênalti bastante duvidoso em Kleber Gladiador. O próprio atacante foi para a cobrança e garantiu o sofrido triunfo gremista por 3 a 2.
O lance gerou revolta nos jogadores da Portuguesa, que não se conformaram com a marcação da penalidade. Após Valdomiro reclamar que a bola não estava no local certo no momento da cobrança, ele acabou expulso. Na confusão, Bruninho também recebeu o cartão vermelho.
Com a vitória em casa, o Grêmio pula para 34 pontos, na segunda posição, apenas três atrás do líder Cruzeiro, que entra em campo neste domingo, contra o Flamengo. Já a Portuguesa não consegue dar sequência a sua reação e permanece com 19 pontos, na zona de rebaixamento.
O Grêmio dominou o primeiro tempo, sendo pouquíssimo acossado pela Portuguesa, mas acabou pecando por errar passes e se afobar nas conclusões a gol. Na etapa final, menos ansioso, o time abriu 2 a 0 com facilidade, mas diminuiu o ritmo, cedeu o empate, e só chegou à vitória graças a um gol de pênalti convertido por Kleber. A Lusa tentou uma pressão nos minutos finais, mesmo tendo dois jogadores a menos, mas não obteve o empate.
O Grêmio volta a jogar na próxima quarta-feira, contra o lanterna Náutico, na Arena Pernambuco. Já a Portuguesa encara o Vasco, no Canindé, no mesmo dia.
O jogo
No começo do jogo, o Grêmio perdeu o zagueiro Werley, que recebeu pancada de Diogo. Gabriel entrou em seu lugar. O time gaúcho dominou os primeiros minutos, mas chutava pouco a gol. A primeira conclusão foi um bom chute de fora de Alex Telles, aos 16, por cima. O lateral gremista teve nova boa chance aos 21, apanhando rebote da zaga da Lusa para chutar cruzado, com muito perigo. Aos 22, foi Kleber quem teve boa chance, mas a defesa desviou a conclusão.
A Portuguesa aos poucos foi aproveitando os erros de passe do time gaúcho para se soltar, mas o Grêmio seguia mais perigoso. Aos 30, após nova boa jogada de Alex Telles, Souza arriscou por cima do gol de fora da área. Quatro minutos depois, Rhodolfo soltou uma bomba da intermediária e obrigou Lauro a uma grande defesa. Aos 42, Pará subiu à linha de fundo e cruzou para o cabeceio de Barcos por cima do gol. Aos 45, Alex Telles arriscou de fora e Lauro fez boa defesa.
O Grêmio seguiu melhor na volta do segundo tempo: logo aos dois minutos, Kleber marcou em cruzamento de Pará, mas o árbitro anulou assinalando impedimento. Aos 6, não houve jeito: após cobrança de escanteio de Alex Telles, Souza desviou de cabeça no primeiro pau e Barcos empurrou de cabeça para a rede: 1 a 0. A Lusa sentiu o gol, e o Grêmio passou a ter grande facilidade de penetrar na área do time paulista.
Aos 12, Kleber recebeu lançamento do lado esquerdo, esperou Zé Roberto chegar à área e cruzou para a conclusão de primeira do meia: 2 a 0. Na saída de bola, a Lusa perdeu a posse de bola e o Grêmio quase fez o terceiro, com Barcos, que chutou com grande perigo. O time gaúcho diminuiu o ritmo a partir da vantagem e sofreu um susto aos 25: Bruninho recebeu passe de Moisés e chutou. Dida defendeu, mas a bola bateu em Rhodolfo e entrou: 2 a 1.
Animada com o gol, a Portuguesa levou perigo de novo aos 29, em cabeçada de Gilberto defendida pelo goleiro Dida. Aos 31, o empate: Luís Ricardo aparou de cabeça cobrança de escanteio de Corrêa e fez o segundo gol, surpreendendo a todos na Arena e jogando um balde de água fria no Grêmio, que tinha a vitória nas mãos.
Aos 35, porém, a reação da Lusa foi brecada, quando Rogério cometeu pênalti em dividida com Kleber. A Lusa protestou muito contra a penalidade, e Bruninho e Valdomiro foram expulsos, e até a Brigada Militar entrou em campo para proteger a arbitragem. Kleber cobrou só aos 41, no meio do gol, e fez o terceiro do Grêmio.
Mesmo com nove homens, a Portuguesa veio para cima do Grêmio tentando o empate. Em um escanteio, o goleiro Lauro chegou a subir para a área tentar o gol de cabeça, mas a zaga gaúcha cortou.
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO 3 x 2 PORTUGUESA
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 7 de setembro de 2013, sábado
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Edílson Frasão Pereira (TO)
Público: 21.219 (19.565 pagantes)
Renda: R$ 783.260,00
Cartões amarelos: Barcos (Grêmio); Diogo, Bruno Henrique e Rogério (Portuguesa)
Cartão Vermelho: Bruninho e Valdomiro (Portuguesa)
Gols: GRÊMIO: Barcos, aos 6, Zé Roberto, aos 12, e Kleber, de pênalti, aos 41 minutos do segundo tempo
PORTUGUESA: Rhodolfo, contra, aos 25, e Luís Ricardo, aos 31 minutos do segundo tempo
GRÊMIO: Dida; Werley (Gabriel), Rhodolfo (Matheus Biteco) e Bressan; Pará, Souza, Ramiro (Maxi Rodríguez), Zé Roberto e Alex Telles; Kleber e Barcos
Técnico: Renato Gaúcho
PORTUGUESA: Lauro; Luís Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Bruno Henrique (Bruninho), Moisés e Souza (Corrêa); Gilberto e Diogo
Técnico: Guto Ferreira