terça-feira, 17 de setembro de 2013

Em abertura do Novo San Mamés, Athletic Bilbao vence Celta e se recupera no Espanhol

EFE
Bilbao estreou na nova casa da melhor forma possível: com vitória e grande público
Bilbao estreou na nova casa da melhor forma possível: com vitória e grande público
O novo Estádio San Mamés deu sorte para o Athletic Bilbao em sua inauguração oficial. Na noite desta segunda-feira, a equipe do País Basco, na primeira partida no novo palco, venceu o Celta de Vigo pelo placar de 3 a 2 e se recuperou no Campeonato Espanhol. San José, Iraola e Beñat assinalaram os gols da equipe alvirrubra na nova casa; o brasileiro Charles e Santi Mina balançaram as redes para os visitantes.
O triunfo obtido um jogo após a queda por 3 a 1 para o Real Madrid recoloca o Athletic Bilbao na briga pelas principais competições europeias neste ano. Com nove pontos em quatro rodadas, o clube basco ocupa a quinta colocação. O Celta de Vigo, em contrapartida, permanece com cinco.
Embalado pela vitória logo na estreia no novo estádio, o Athletic Bilbao retorna a campo na próxima segunda-feira, quando, a partir das 17h (de Brasília), encara o Espanyol, em Barcelona. O Celta de Vigo, por sua vez, joga no domingo, às 12h, hora na qual recebe o Villarreal no Balaídos.
Ainda invicto no Campeonato Espanhol, o Celta Vigo cessou a festa da torcida basca pela inauguração do estádio logo aos 14min. Em jogada brasileira, o meia Rafinha, filho do tetracampeão mundial Mazinho, deu a assistência para Charles balançar as redes a favor dos visitantes.
O tento do Celta serviu para acordar o time do Bilbao em campo. Quatro minutos depois de sair atrás do marcador, o Athletic chegou ao empate com San José. A igualdade no marcador permaneceu até o final dos primeiros 45 minutos disputados no novo Estádio San Mamés.
O empate trouxe a confiança necessária para o Bilbao crescer de rendimento na segunda etapa. Apresentando um melhor ritmo, o time da casa conseguiu assumir a vantagem no marcador. Aos 16min, Iraola colocou o alvirrubro na frente do placar. Sete minutos depois, Beñat aproveitou oportunidade e aumentou a diferença.
A confortável vantagem permitiu ao Athletic adotar uma postura mais cautelosa até o final do jogo. O Celta, que apresenta uma ousada e ofensiva formação nesta temporada, subiu as linhas de marcação e pressionou. Entretanto, o visitante teve que se contentar com somente um gol de desconto. Santi Mina, aos 34min, assinalou o segundo e fechou o marcador no primeiro jogo realizado no Novo San Mamés.