quarta-feira, 7 de agosto de 2013

VÍDEOS: Gramados ruins, jogo aéreo, Man Utd na 2ª divisão, avalanche. Futebol inglês em estado bruto

Pesquisando no Youtube me deparei com algo que não estava nos planos. Então mudei os planos. Parei para ver o especial da BBC sobre a temporada 1974/1975 do futebol inglês. Sensacional.
Imagens incríveis, momentos e personagens marcantes desfilam pelas três partes do programa. E a trilha sonora... Os anos 1970 não poderiam ser mais bem resumidos musicalmente.
Não pela participação de Terry Venables cantando. Com a bola ele foi melhor do que no palco. O ex-jogador na época defendia o Queens Park Rangers e depois, como técnico, comandaria as seleções da Inglaterra e da Austrália, além do Barcelona. E gravou discos...
O especial mostra Don Revie chegando à seleção inglesa após fazer do Leeds United o mais poderoso time do país com dois títulos nacionais. Substituiu Joe Mercer, que se afastou após herdar o cargo de Alf Ramsey, campeão mundial em 1966.
Revie fracassou nas tentativas de classificar a Inglaterra às Copas da Europa de 1976 e do Mundo de 1978. Antes, Ramsey não conseguiu vaga no Mundial de 1974. Assim, os ingleses ficaram 12 anos sem disputar a maior competição de seleções do planeta.
Reprodução
Don Revie no comando da seleção da Inglaterra: cercado de expectativa, ele fracassou nos objetivos
Don Revie no comando da seleção da Inglaterra: cercado de expectativas, ele fracassou nos objetivos
Exatos 16 dias depois da saída de Revie, Brian Clough chegava a Leeds. Sua forte personalidade e temperamento irascível bastaram para o fracasso no clube onde ficou por apenas 55 dias. Saiu brigado com elenco, cartolas e torcida após sete jogos e apenas uma vitória.
A história é bem retratada no filme de 2009 "Maldito Futebol Clube" ("The Damned United"), com o irlandês Colm Meaney ótimo no papel de Don Revie. Já o galês Michael Sheen, excelente, parece incorporar o espírito do competente e desvairado Clough.
A temporada 1974/1975 foi tão incrível que teve o Derby County campeão. Justamente o time que antes Clough salvou da queda para a terceira divisão, ganhou a segundona e depois o título da elite, a antiga "First Division", em 1972.
O ex-técnico afundava no Leeds enquanto o Derby crescia para arrancar rumo à liderança sob a batuta de Dave Mackay. Ele havia se aposentado aos 34 anos, mas foi convencido pelo próprio Brian Clough a continuar jogando. Isso tudo está em "The Damned United", dirigido por Tom Hooper, o mesmo de "O Discurso do Rei" e "Os Miseráveis".
Mackay ajudou o time a sair das últimas posições da segunda divisão inglesa em 1968/1969, e subir. Contudo, ele não estava mais no clube quando veio o título da primeirona, em 1971/1972. Na época era jogador e treinador do Swindon Town.
Em 1972/1973 Dave Mackay comandou justamente o rival Nottingham Forest. Mas voltou ao Derby ao final da temporada depois que Clough foi demitido. E foi campeão inglês em 1975.
As imagens históricas são demais. O especial da BBC mostra o momento em que Bill Shankly saiu do Liverpool depois de 785 pelejas entre 1959 e 1974. Ele foi substituído por Bob Paisley, que faria do time ainda mais vencedor.
Logo no começo do programa aparecem Clough (técnico do Leeds) e Shankly (se despedindo dos Reds). Eles caminham em Wembley momentos antes da disputa da Charity Shield, atual Community Shield, a Supercopa Inglesa.
Billy Bremner, um dos maiores adversários de Clough no Leeds, seria expulso juntamente com o astro rival Kevin Keegan. Após empate em 1 a 1 o Liverpool venceria nos pênaltis por 6 a 5.
Reprodução
Brian Clough e Bill Shankly à frente dos times de Leeds e Liverpool: imagem histórica em 1974
Brian Clough e Bill Shankly à frente dos times de Leeds e Liverpool: imagem histórica em 1974 na Supercopa inglesa
Uma temporada que teve Arsenal, Tottenham e Chelsea lutando contra o rebaixamento. Os rivais do norte escaparam, mas os Blues londrinos caíram com Luton Town e Carlisle United.
Os Spurs, por sinal, viram em agosto de 1974 o lendário Bill Nicholson se despedir após 823 jogos no comando técnico do time que assumira em 1958. Como jogou 314 partidas pelo Tottenham, ele acumulou 1.137 que o fizeram merecer um busto em sua homenagem em White Hart Lane.
Nicholson interrompeu a carreira desiludido com o futebol, especialmente devido à violência. Na derrota para o Feyenord, na decisão da Copa da Uefa em 29 de maio daquele ano, torcedores dos Spurs protagonizaram os primeiros atos de hooliganismo fora do Reino Unido com maior repercussão.
Muitas coisas que hoje parecem impossíveis aconteceram em 1974/1975. Como o Manchester United campeão da segundona. Os Red Devils ganharam a "English Division Two", para onde despencaram com o penúltimo lugar na temporada anterior com um gol do ídolo Denis Law pelo Manchester City!
Reprodução
The Stretford End, uma das arquibancadas de Old Trafford, era assim em 1975
The Stretford End, uma das arquibancadas de Old Trafford, era assim em 1975: torcida de pé e estádio já lotado
Os vídeos abaixo mostram o encerramento da campanha do Manchester United com o triunfo sobre o Sunderland num Old Trafford socado por uma torcida espremida atrás dos gols. Algo que lembra arquibancadas argentinas e a velha geral do Maracanã em grandes jogos.
Os Red Devils subiram sob o comando de Tommy Docherty meses antes de Alex Ferguson estrear como técnico, no Saint Mirren, da Escócia. Pouco mais de 11 anos depois o futuro "Sir" assumiria o United para transformá-lo no maior campeão da Inglaterra.
A caminhada de West Ham United e Fulham para a disputa de uma decisão londrina na FA Cup também é destacada pelo programa. Com direito às imagens que mostram Bobby Moore, mito dos Hammers, espionando o rival da decisão na semifinal ante o Birmingham. Deve ter ajudado, pois o West Ham venceu a final em Wembley, 2 a 0.
Gramados horríveis, enlameados até. Jogo aéreo, bolas longas, povão de pé nos "terraces" (arquibancadas) e até avalanche na galera. Era inseguro, tinha hooligans e porradaria.
Alguns estádios poderiam ser definidos como pocilgas se comparados aos atuais, da Premier League. Mas aquilo tudo tinha seu charme, pelas camisas, histórias, ricos personagens e muita, muita paixão pelo jogo. Futebol inglês em estado bruto.
Domingo, Manchester United e Wigan, campeões da Premier League e da FA Cup (Copa da Inglaterra), abrem o período 2013/2014 e estaremos ao vivo às 9h30 na ESPN. Mais tarde, às 12h25, tem segunda divisão, Championship, com o Leeds, tão poderoso naqueles anos 1970, visitando o Leicester City. E no fim de semana seguinte começa a corrida pelo título da primeira divisão.
Este post, motivado pelos ótimos vídeos abaixo, é o convite para que você acompanhe mais uma temporada de futebol inglês nos canais ESPN. E as imagens são tão legais, lembram uma outra "Era" do nosso esporte, que me senti obrigado a compartilhar. Divirta-se!
Gosta de vídeos de torcidas, de estádios? Vá ao canal no Youtube clicando aqui
Match of The 70s 1974-75
Parte 1

Parte 2

Parte 3