sábado, 31 de agosto de 2013

Na Li se vinga de Robson, Radwanska nas oitavas

Nova York (EUA) - Desta vez, a lógica e a experiência venceram. A chinesa Na Li se favoreceu de um dia cheio de falhas da adolescente britânica Laura Robson e conseguiu se vingar da derrota sofrida exatamente na mesma rodada no US Open do ano passado. A cabeça 5 marcou as parciais de 6/2 e 7/5.

Outro nome importante a garantir seu lugar nas oitavas de final da chave feminina foi a polonesa Agnieszka Radwanska, que precisou de quase duas horas para superar a russa Anastasia Pavlyuchenkova, cabeça 32, e ganhou as duas parciais por 6/4 e 7/6 (7-1).

Com um título e outras duas finais de Grand Slam no currículo, Li vinha sofrendo para realizar uma campanha decente em Flushing Meadows desde que atingiu as quartas de final em 2009. Nos dois anos seguintes, sequer passou da estreia e em 2012 foi surpreendida pela então surpresa Robson, que jamais havia batido uma top 10.

Mas, na partida desta sexta-feira, a britânica esteve muito desfocada, a ponto de acertar apenas nove winners diante de 30 erros não-forçados. Apesar disso, ainda conseguiu equilibrar o segundo set. Li, por sua vez, disparou 11 aces, incluindo um de segundo saque que foi o match-point da partida, além de ter levado a melhor nas nove incursões que fez à rede.

Elevada à condição de cabeça 3 depois do abandono da russa Maria Sharapova, Radwanska perdeu dois games de serviço na partida e aproveitou três, o que fez toda a diferença. A polonesa tentará agora superar a sina das oitavas de final no US Open, rodada que atingiu outras três vezes mas sem sucesso, incluindo a do ano passado. Ela teve participações destacadas nos outros três Grand Slam da temporada, com quartas na Austrália e Paris e semi em Wimbledon.

A adversária de Li será a sérvia Jelena Jankovic, cabeça 9, que superou a japonesa Kurumi Nara por 6/4 e 7/6 (7-5), enquanto Radwanska cruza com a russa Ekaterina Makarova, que tirou a alemã e cabeça 16 Sabine Lisicki, por 6/4 e 7/5.