O Ministério Público do Estado de São Paulo vai pedir a dissolução da organizada corintiana Gaviões da Fiel — clique aqui e leia mais a respeito. Se for assim voltaremos no tempo, para que sejam cometidos os mesmos erros de antes e de sempre. 
É impossível acabar com uma torcida organizada, especialmente quando ela é gigantesca como a maior facção corintiana. Podem colocá-la na clandestinidade, como aconteceu com partidos de esquerda nos chamados "anos de chumbo". Mas eliminá-la? Não.
E qual a dificuldade para tal? As pessoas continuarão se encontrando, se reunindo, se organizando. Mesmo que não possam vestir camisas e exibir símbolos da torcida eventualmente proibida. Essa jamais foi a solução para a violência entre tais grupos.
O único antídoto é a punição aos indivíduos. Se um sujeito for punido, detido, julgado, e depois outro, e mais outro e mais um outro, então os demais recuarão. A sensação de impunidade desaparecerá. E as torcidas poderão ser apenas de gente pacífica.
Já proibiram as organizadas em São Paulo nos anos 1990. Mas elas jamais desapareceram. Eram clandestinas, mas estavam lá, nos estádios. A Mancha Verde virou Mancha "Alvi" Verde. O que pretendem? Que a Gaviões da Fiel vire "Gaviões Fiéis" ou apenas "Gaviões"?
Os estádios de futebol no Brasil não têm registrado brigas. Elas se tornaram raras, embora em diversos locais, inclusive a quilômetros de distância das canchas, jamais terem deixado de ocorrer. O fato registrado em Brasília no domingo foi isolado.
Se você discorda ou duvida, aí vai um desafio: cite 10 brigas entre torcidas de times diferentes, ocorridas dentro dos estádios, no último ano. Quando vascaínos e corintianos se enfrentaram no Mané Garrincha, vimos um retrocesso. 
Proibir organizadas significaria mais passos para trás. Um avanço seria a punição severa aos que protagonizarem atos violentos. A lei prevê. Está no artigo 129 do Código Penal: lesão corporal, que pode ser grave, gravíssima ou seguida de morte. Pena: detenção, de três meses a um ano.
Gazeta Press
Brasileiro Vasco Corinthians Torcedores Briga Mané Garrincha 25/0813
Jogo entre Corinthians e Vasco pelo Brasileiro teve briga nas arquibancadas do Mané Garrincha