terça-feira, 3 de dezembro de 2013

VÍDEO: Vasco perto da segundona. Flu também, mas se cair, não vai "pagar" Série B. Nem é o caso

Pelo menos um dos dois cairá. Vasco e Fluminense estão na zona de rebaixamento e nem dependem mais apenas de seus esforços próprios para escapar da volta à Série B. Matematicamente não há chance de os dois se safarem juntos. É certa a presença de pelo menos um grande clube carioca na segunda divisão em 2014.
E será uma queda justa. Ambos vêm trabalhando mal não é de hoje e a situação atual apenas reflete isso. Como conversa de bar, de torcedor, gozação, é legal para os rivais dos tricolores dizer que o time enfim irá "pagar a Série B que deve". Mas na realidade não há nada disso, tampouco o Fluminense seria o único a quitar algo nesse caso.
Reprodução
Torcedores fazem várias brincadeiras com o Flu e a Série B: vale a gozação
Torcedores fazem várias brincadeiras com o Flu e a Série B: vale a gozação, é claro, mas o passado não será quitado
Não foram poucos os clubes que ao longo de décadas se beneficiaram de viradas de mesa, tapetões, mudanças nas regras, nos regulamentos das competições. Post de 2008 publicado no blog do jornalista Vítor Birner mostra quem tirou proveito e quando. E que o Fluminense não foi o único a pegar um atalho para a primeira divisão em 2000 — clique aqui e leia.
Quando a mesa foi virada após a primeira queda tricolor, em 1996, o Fluminense foi tão incompetente que caiu novamente em 1997. E disputando a segunda divisão em 1998, mais uma vez acabou rebaixado, daquela vez para a terceirona. Venceu a Série C em 1999 e no ano 2000, quando deveria jogar a B, pegou o "bonde" e foi para a A na companhia de outros clubes.
Se cair, o Fluminense irá pagar em 2014 pelos erros cometidos em 2013 e em outras temporadas nas quais cometeu equívocos e ainda assim escapou, como em 2009. O que aconteceu em 2000 faz muito tempo e jamais será compensado. Como nenhum outro desses tantos clubes que ganharam benefícios sem merecê-los em campo quitará dívida alguma. Vale, insisto, apenas pela gozação.



Clique no player para assistir ao vídeo com trecho do programa Bate-Bola e o comentário sobre rebaixamentos cariocas