terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Para diretor de sorteio da Copa, polêmica na escolha de Fernanda Lima é 'bobagem'

Evaristo Sá-30.jul.2011/France Presse
Fernanda Lima e o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em sorteio preliminar da Copa, em 2011
Fernanda Lima e o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em sorteio preliminar da Copa, em 2011
O diretor artístico do sorteio da Copa, Luiz Gleiser, classificou como "bobagem" a acusação de racismo e garantiu que não houve veto da Fifa à participação dos atores Lázaro Ramos e Camila Pitanga como apresentadores do sorteio da Copa do Mundo. O evento será realizado na próxima sexta-feira na Costa do Sauipe, na Bahia.
O casal de atores Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert foi o escolhido pela entidade mundial para apresentar o evento.
Depois da escolha, que foi divulgada pela revista "Veja", o assunto ganhou repercussão nas redes sociais onde a entidade chegou a ser acusada de racismo.
AgNews
Os atores Camila Pitanga e Lázaro Ramos, em agosto de 2012
Os atores Camila Pitanga e Lázaro Ramos, em agosto de 2012
"A decisão foi do COL [Comitê Organizador Local da Copa]. A Globo e a Geo [empresa de marketing] apresentaram uma série de nomes, como o da Fernada Torres e da Fernanda Montenegro. Nos deram também o Marcio Garcia e vários outros nomes. Mas a Fernanda e o Rodrigo foram os escolhidos. Eles já tinham feito bem eventos da Fifa", afirmou Gleiser, que é o diretor artístico do sorteio.
O casal participou do lançamento da logomarca da Copa, em 2010, na África do Sul. Fernanda ainda apresentou o sorteio preliminar do Mundial, em 2011. "Isso é uma bobagem", acrescentou, ao ser indagado se a escolha foi motivada por racismo.
O Olodum e a cantora Margareth Menezes, ícones do Carnaval baiano, serão algumas das atrações do sorteio na sexta. Alcione, Vanessa da Mata, Alexandre Pires e o rapper Emicida também vão cantar na festa da Fifa.
"Na verdade, eu venho trabalhando com a Fifa já há alguns anos. E fui chamada para esse trabalho há mais de seis meses. Mas a gente não fala essas coisas, né? Acompanhei esse bochicho todo que saiu na imprensa. Mas eu sou funcionária, uma comunicadora. Fui convocada e como tal aceitei e vou fazer o meu trabalho. O que eu tenho a ver com isso? Só porque eu sou branquinha?"
O sorteio da Copa vai definir os confrontos das 32 seleções na primeira fase do Mundial, que serão divididos em oito grupos com quatro países cada um.