segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Willie é expulso por empurrar árbitro, e Criciúma vence 'duelo de desesperados' com o Vasco

Gazeta Press
Wellington Paulista comemora um dos seus dois gols no Heriberto Hülse
Wellington Paulista comemora um dos seus dois gols no Heriberto Hülse
Em um jogo duramente disputado no Heriberto Hülse, o Criciúma venceu o Vasco por 3 a 2 e deu um passo importante na luta contra o rebaixamento. Wellington Paulista abriu o placar para os mandantes ainda no primeiro tempo, e Marlone deixou tudo igual na sequência. No segundo tempo, Lins fez 2 a 1, André empatou e Wellington Paulista marcou seu segundo para selar o placar. O jovem vascaíno Willie ainda foi expulso por empurrar o árbitro goiano André Luiz Freitas Castro.
O resultado não tira o time catarinense da zona de rebaixamento, mas ajuda sua causa. Agora com duas vitórias consecutivas, o Criciúma igualou os 32 pontos do Vasco e assumiu a 17ª colocação, que antes pertencia ao time carioca. São dois pontos de diferença para Coritiba, São Paulo e Portuguesa, os primeiros times fora do Z-4.
O próximo compromisso do Criciúma é justamente contra a Portuguesa, às 21h (de Brasília) da próxima quarta-feira, novamente no Heriberto Hülse. O Vasco tem pela frente o Goiás, às 19h30 de quinta, no Moacyrzão, em Macaé.
O jogo
Com os dois times cientes de que se tratava de um confronto "de seis pontos", a emoção esteve presente desde o início. Após assustar de cabeça, Wellington Paulista aproveitou sobra de bola após cobrança de falta de Ricardinho e abriu o placar aos 16 minutos.
A reação do Vasco foi quase imediata. Apenas cinco minutos depois de reclamar de pênalti, Marlone recebeu lançamento de Fagner, aproveitou falha de Suelinton e Matheus Ferraz e deixou tudo igual na marca de 19.
Mas não deu tempo nem de comemorar. Aos 23, Suelinton fez bela jogada pela direita e cruzou. Renato Silva afastou, mas Lins aproveitou a sobra para colocar o Criciúma novamente na frente, aproveitando desvio no próprio Renato Silva.
Veio o intervalo e, com ele, as mudanças. Argel Fucks sacou Suelinton para a entrada de Ezequiel, e Dorival Júnior trocou Francismar por Willie.
Melhor para o Vasco, que chegou ao empate em um lance iniciado, justamente, por Willie. O camisa 93 chutou, a bola bateu na mão de Matheus Ferraz e a arbitragem marcou pênalti. André foi para a cobrança e não desperdiçou.
O mesmo André teve boa chance de virar na sequência, mas quem respondeu na mesma moeda foi o Criciúma. Diogo Silva cometeu pênalti em Lins, foi advertido com o cartão amarelo, e Wellington Paulista cobrou para marcar seu segundo gol no jogo e colocar o time da casa novamente na frente. Não perca a conta: 3 a 2.
Mas o mesmo Willie que entrara "causando" acabou sendo o vilão na tentativa de reação cruzmaltina. Aos 16 minutos, o camisa 93 "matou" contra-ataque do Criciúma e recebeu cartão amarelo. Na reclamação, ele empurrou o árbitro goiano André Luiz Freitas Castro e prontamente foi expulso de campo.
Ficou difícil. O Vasco ainda tentou com André e sofreu sustos em lances de Lins e Marlon, mas o placar final foi mesmo 3 a 2 para o Criciúma, embalado pela segunda vitória consecutiva e mais do que nunca vivo na embolada luta contra o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro.