segunda-feira, 14 de outubro de 2013

No último clássico da carreira, Rogério Ceni perde pênalti e São Paulo e Corinthians empatam

Djalma Vassão/Gazeta Press
Rogério Ceni perdeu um pênalti nos acréscimos, e o clássico terminou sem gols no Morumbi
Rogério Ceni perdeu um pênalti nos acréscimos, e o clássico terminou sem gols no Morumbi
Nas entrevistas pré-jogo, Tite falava em melhor entrosamento da defesa. Muricy Ramalho, por sua vez, na cobrança para o seu time marcar mais. Os discursos já desenhavam nas entrelinhas o que aconteceria no clássico entre São Paulo e Corinthians neste domingo: mais um 0 a 0, o terceiro entre os clubes no ano.
Poderia ter sido diferente. Praticamente nos acréscimos do segundo tempo, Diego Macedo fez pênalti em Reinaldo. No último clássico de sua carreira, o goleiro Rogério Ceni se apresentou para a cobrança e bateu para a defesa de Cássio.
A equipe tricolor entrou em campo disposta a quebrar a sequência negativa diante do rival e, com isso, ultrapassá-lo na tabela, passando a crise para o outro lado. Para isso, bastaria uma vitória para se igualar em número de pontos e superá-lo nos critérios de desempate. Mesmo com Paulo Henrique Ganso e Wellington, lesionados, e Antônio Carlos, suspenso, os donos da casa largaram melhor, pressionaram, mas sentiram falta de uma referência na frente.
O artilheiro Luis Fabiano, que estava entre os relacionados, foi vetado pelo departamento médico são-paulino. Ele sofre com uma contratura muscular na perna esquerda.
Sem o seu centroavante, o time comandado por Muricy não conseguiu pôr fim à marca de seis anos sem vencer os alvinegros no Morumbi. A última vez que isso aconteceu foi em 11 de fevereiro de 2007. A equipe não ganhou nenhum clássico no ano, também.
O Corinthians, que no último confronto entre as equipes ‘derrubou' Ney Franco, acumulou mais um empate no campeonato. Em 27 jogos, foram 13 até aqui - oito deles sem gols.
Com a zona de rebaixamento cada vez mais próxima, o técnico Tite fechou pela primeira vez nos últimos dois anos o treino do time para a imprensa. Além de Alexandre Pato, servindo a seleção brasileira, ele não contou neste fim de semana com Paolo Guerrero, Renato Augusto e Guilherme Andrade, com problemas físicos.
Gazeta Press
São Paulo perdeu outro pênalti no fim e empatou com o Corinthians neste domingo
São Paulo e Corinthians ficaram no empate neste domingo
Antes da partida, a diretoria corintiana protagonizou uma polêmica ao levar a taça do Paulista de 1977 para o Morumbi, no aniversário de 36 anos do título, e entrar em atrito com os tricolores, que encararam o gesto como uma provocação. Em entrevista, o vice-presidente do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, respondeu. "Se soubesse que ia ter exposição de taça, traria uma carreta para desfilar as nossas".
Dentro de campo, o São Paulo contou com o retorno de seu capitão Rogério Ceni, disputando o seu último clássico, e começou melhor. Aos sete minutos, Jadson recebeu pelo meio, abriu a marcação e chutou com perigo para Cássio. Os donos da casa dominavam até que Emerson Sheik despencou na área em disputa com Rodrigo Caio e pediu pênalti aos 18. A arbitragem ignorou. Maicon e Aloísio ainda ameaçaram antes de Romarinho arrancar sozinho e chutou para a defesa de Rogério.
Na volta dos vestiários, o ritmo no gramado caiu e as chances diminuíram. A melhor delas foi parar nos pés de Sheik, que saiu na cara do gol e chutou para fora. Paulo André também levou perigo em cabeceio. No fim, Diego Macedo derrubou Reinaldo na área e Rogério Ceni partiu para a cobrança. Ele chutou rasteiro, no lado esquerdo, e Cássio voou para a defesa.
Uma confusão generalizada foi registrada na torcida tricolor no intervalo, com duas bombas estourando, e a política teve de entrar em ação.
Ao todo, compareceram ao Morumbi 50.282 torcedores, no maior público dos clássicos paulistas na competição. A melhor marca até aqui havia sido registrada no confronto entre os times no Pacaembu, com 33.336 mil presentes.
Com o resultado, o São Paulo se mantém fora da zona de rebaixamento, no 15º lugar, com 34 pontos. O Corinthians tem dois a mais, na 11ª posição.
Na próxima rodada, a equipe alvinegra viaja até Porto Alegre para visitar o Grêmio na quarta-feira. O time tricolor segue em casa e enfrenta o lanterninha Náutico no mesmo dia.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 X 0 CORINTHIANS
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 13 de outubro de 2013, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP)
Cartões amarelos: Paulo Miranda, Jadson e Douglas (São Paulo). Diego Macedo (Corinthians)
Público: 50.282 pagantes
Renda: R$ 596.307,00
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rodrigo Caio e Edson Silva; Douglas, Denilson, Maicon, Jadson e Reinaldo; Ademilson (Lucas Evangelista) e Aloísio (Welliton)
Técnico: Muricy Ramalho
CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Edenílson, Danilo (Diego Macedo) e Romarinho (Ibson); Emerson
Técnico: Tite