sexta-feira, 5 de julho de 2013

Federação Internacional anuncia suspensão da CBG; entidade se defende e alega 'problemas de informática'

Divulgação
jade barbosa chora ginastica 2011
Confederação Brasileira de Ginástica negou qualquer chance de suspensão e garantiu que pagou as taxas
A Federação Internacional de Ginástica (FIG) anunciou nesta sexta-feira, em comunicado oficial, a suspensão da Confederação Brasileira de Ginástica por conta do não cumprimento de obrigações financeiras. De acordo com e-mail enviado pela entidade máxima da modalidade no planeta, a organização nacional não pagou a taxa de campeonatos que virão a ser disputados. A punição surge em um dos principais momentos do esporte nos últimos anos.
Em evento disputado em Portugal no último dia 22 de junho, o Brasil deixou a competição como um dos grandes destaques. O campeão olímpico Arthur Zanetti, apresentando um novo movimento nas argolas, subiu no lugar mais alto do pódio. Jade Barbosa, no salto, terminou com a medalha de ouro e recebeu a companhia de Adrian Gomes, medalhista de bronze. Já o bicampeão mundial Diego Hypolito conquistou a competição do solo.
O comunicado divulgado pela Federação Internacional, entretanto, não assusta a Confederação Brasileira, informada pelo ESPN.com.br sobre a punição. Em contato com a reportagem, a entidade nacional garantiu o cumprimento de todas as obrigações financeiras, as quais evitaria qualquer suspensão de competições futuras.
De acordo com a entidade nacional, o pagamento foi realizado antes mesmo da última quinta-feira, data colocada pela Federação Internacional como a de início da punição brasileira. Entretanto, um problema no sistema bancário impediu o dinheiro de cair na conta da FIG.
O "problema de informática", como diz a Confederação Brasileira, atrasou a transação. A reportagem pediu à entidade algum comprovante do pagamento, mas não obteve resposta até o fechamento desta nota.
A Federação Internacional, apesar da defesa apresentada pela CBG, mesmo assim divulgou o comunicado anunciando a suspensão nacional. No mesmo e-mail, a organização da modalidade mantém os castigos às Federações de Botswana e Turcomenistão.