domingo, 12 de janeiro de 2014

Serena e Azarenka reinam nas últimas edições

creditoPor Sheila Vieira
Das últimas cinco edições do Australian Open, quatro ficaram nas mãos de Serena Williams ou Victoria Azarenka. As atuais líderes do ranking da WTA costumam ter sucesso no Melbourne Park, mesmo com as constantes boas campanhas de Maria Sharapova e Na Li. Às vésperas do primeiro Grand Slam do ano, TenisBrasil relembra os principais momentos das chaves femininas entre 2009 e 2013:
2009 
Campeã de simples: Serena Williams (EUA)
Campeãs de duplas: Serena Williams/Venus Williams (EUA)
Campeã juvenil: Ksenia Pervak (RUS)
Sem a presença da atual campeã, Maria Sharapova, que se recuperava de cirurgia no ombro, o Australian Open de 2009 proporcionou o tetracampeonato a Serena Williams. Muitas favoritas perderam cedo, como Agnieszka Radwanska (estreia), Venus Williams (segunda rodada), Ana Ivanovic e Caroline Wozniacki (terceira fase) e a então número 1 Jelena Jankovic (oitavas).
Serena sofreu sustos nas oitavas (perdeu um set para Victoria Azarenka, que abandonou a partida) e nas quartas de final (foi a três sets contra Svetlana Kuznetsova), mas avançou até a decisão. Sua adversária foi a russa Dinara Safina, número 2 do mundo, que não teve chances na final, perdendo por 6/0 e 6/3. Este foi o 10º Slam da carreira de Serena.
2010
Campeã de simples: Serena Williams (EUA)
Campeãs de duplas: Serena Williams/Venus Williams (EUA)
Campeã juvenil: Karolina Pliskova (TCH)
Serena venceu seu último troféu em Melbourne em 2010, perdendo apenas dois sets, para Azarenka e Justine Henin na final. Novamente, cabeças de chave importantes caíram cedo, como Radwanska, Kim Clijsters, Jankovic e Marion Bartoli. Isso permitiu o avanço de Francesca Schiavone, Yanina Wickmayer, Na Li e Jie Zheng. As duas chinesas foram eliminadas nas semifinais e Henin perdeu na decisão para Serena por 6/4, 3/6 e 6/2.
2011
Campeã de simples: Kim Clijsters (BEL)
Campeãs de duplas: Gisela Dulko (ARG)/Flavia Pennetta (ITA)
Campeã juvenil: An-Sophie Mestach (BEL)
Desta vez, Serena não disputou o torneio porque ainda se recuperava de lesão no pé. Ivanovic e Jankovic perderam nas primeiras rodadas. A alemã Andrea Petkovic viu Venus Williams desistir na terceira rodada e venceu Maria Sharapova nas oitavas. Esta fase também teve o jogo feminino mais longo da história dos Slam, entre Schiavone e Kuznetsova. A partida durou 4h44 e foi vencida pela italiana por 9/7 no terceiro. Anteriormente, a russa havia aposentado Henin na terceira fase.
Cabeça de chave 1, Wozniacki parou em Na Li na semifinal. A chinesa fez a primeira final de Slam do país na história. Já Clijsters veio em grande forma no torneio e derrotou Li na decisão de virada, por 3/6, 6/3 e 6/3. Este foi o quarto e último título de Slam da belga, que até então havia vencido "apenas" o US Open três vezes.
2012
Campeã de simples: Victoria Azarenka (BLR)
Campeãs de duplas: Svetlana Kuznetsova/Vera Zvonareva (RUS)
Campeã juvenil: Taylor Towsend (EUA)
Quatro jogadoras lutavam pela liderança do ranking no Australian Open de 2012: Wozniacki, Kvitova, Azarenka e Sharapova. A dinamarquesa acabou parando nas quartas de final contra Clijsters, enquanto as outras chegaram à semifinal. As surpresas foram Sara Errani (que não era cabeça de chave e fez quartas) e a russa Ekaterina Makarova, responsável pela queda de Zvonareva e Serena. Sharapova bateu Kvitova, Azarenka superou Clijsters nas semifinais. Já a decisão foi rápida, 6/3 e 6/0 para a bielorrussa, que assumiu a posição de número 1 pela primeira vez e se consagrou como a primeira campeã de Slam em simples de Belarus.
2013
Campeã de simples: Victoria Azarenka (BLR)
Campeãs de duplas: Sara Errani/Roberta Vinci (ITA)
Campeã juvenil: Ana Konjuh (CRO)
Azarenka conseguiu defender seu título, mas de forma bem mais complicada do que antes. As primeiras quedas importantes do torneio foram Errani, Stosur e Kvitova na segunda rodada. Sharapova atropelou Venus em um jogo esperado da terceira fase. Já Wozniacki, que caiu nove posições entre 2012 e 2013, perdeu nas oitavas.
A norte-americana Sloane Stephens foi a grande "zebra" do evento, surpreendendo Serena nas quartas. A pentacampeã foi prejudicada por uma lesão no tornozelo sofrida anteriormente. A semifinal de Stephens contra Azarenka foi alvo de muita polêmica, por conta do atendimento (que durou 10 minutos) pedido pela bielorrussa antes da adversária sacar em 4/5 no segundo set. Após Stephens perder o serviço e o jogo, a bielorrussa foi duramente criticada pela imprensa dos EUA.
Já a outra semifinal teve vitória tranquila de Na Li sobre Sharapova, duplo 6/2. A chinesa teve o azar de torcer o tornozelo duas vezes na decisão, que foi vencida por Azarenka com parciais de 4/6, 6/4 e 6/3. Este foi o segundo título de Slam da atual número 2 do ranking.