domingo, 12 de janeiro de 2014

Pironkova surpreende e fatura seu primeiro título

Sydney (Austrália) - Logo em sua primeira final da carreira, a búlgara Tsvetana Pironkova não desperdiçou a oportunidade e acabou se sagrando campeã do Premier de Sydney, nesta sexta-feira. Vinda do quali, ela surpreendeu a cabeça de chave número 5, a alemã Angelique Kerber, triunfando com duplo 6/4, em 1h36 de confronto.
Esta foi a terceira vitória seguida de Pironkova sobre uma top 10. Em sua caminhada rumo ao inédito título, além de derrotar Kerber na decisão, a búlgara superou a italiana Sara Errani, terceira pré-classificada, nas quartas de final e na semifinal deixou pelo caminho a tcheca Petra Kvitova, segunda mais bem cotada à conquista no evento australiano.
Com o título em Sydney, a búlgara de 26 anos vai somar 470 pontos no ranking e levará para casa um cheque de US$ 120 mil. Atual 107 do mundo, Pironkova também dará um belo salto na lista da WTA, vai saltar 40 colocações e aparecerá na próxima lista como a 67ª melhor do mundo.
Apesar de ter vencido cada um dos dois sets disputados com apenas uma quebra de vantagem, Pironkova dominou os pontos contra Kerber. Ela não só triunfou em 52% dos pontos de saque disputados com a alemã, como também levou a melhor em 52% dos pontos jogados nos serviços da rival.
O desempenho de Pironkova no saque foi positivo, mas ela apresentou números bem diferentes entre o primeiro s o segundo serviço. Com o primeiro saque, a búlgara faturou 33 dos 46 pontos que disputou, mas com o segundo serviço ela não foi muito bem e conquistou apenas três dos 22 pontos jogados.