domingo, 20 de outubro de 2013

Em jogo de seis gols, Guaratinguetá vence o ABC e se afasta de degola

Em um jogo em alta velocidade, o Guaratinguetá saiu atrás do placar, viu o ABC perder um jogador depois de uma confusão entre companheiros de clube, foi buscar a virada e garantiu uma importante vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o time do Vale do Paraíba visitou o Mais Querido, no Frasqueirão, e conquistou o triunfo por 4 a 2.
O ABC saiu na frente com Rodrigo Silva, mas logo viu Rafinha empatar e ainda perdeu Flávio Boaventura expulso - após uma confusão com o companheiro Giovanni Augusto. Sendo assim, Ruan virou para o Guaratinguetá, Rodrigo Silva voltou a empatar, mas Alex Afonso e Marquinhos garantiram a vitória dos visitantes.
Com a vitória, o Guaratinguetá chega aos 39 pontos, se afastando da zona de rebaixamento. O ABC, por sua vez, com 30, volta a ficar ameaçado. Na próxima rodada, o time do Vale do Paraíba recebe o Boa Esporte, no Dario Rodrigues Leite, enquanto o Mais Querido de Natal visita o Oeste, em Itápolis, no Estádio dos Amaros.
Gazeta Press
Rafinha (à direita) comemora seu gol na vitória do Guaratinguetá sobre o ABC
Rafinha (à direita) comemora seu gol na vitória do Guaratinguetá sobre o ABC
O jogo
No embalo para fugir do rebaixamento na Série B, o ABC queria conquistar mais três pontos diante de seu torcedor e ficar ainda mais distante da degola. Desta forma, o Mais Querido não tomou conhecimento de se adversário, que também segue ameaçado e pressionou desde os primeiros minutos de jogo.
Aos 12 minutos, Rodrigo Silva invadiu a área, ficou caído no gramado e o árbitro não titubeou para marcar o pênalti. Na cobrança, o próprio atacante chamou a responsabilidade, bateu forte, no alto do canto esquerdo de Saulo, e não deu chances para o goleiro do Guaratinguetá. Era o primeiro do embalado time potiguar.
Depois de sofrer o gol, o time do Vale do Paraíba acordou na partida e não demorou a começar a também oferecer perigo ao time da casa. Desta forma, a partida passou a ficar mais equilibrada e o time visitante foi mais feliz ao ter a chance de marcar. Aos 25, Rafinha tabelou com Alex Afonso e empatou o confronto no Frasqueirão.
A situação do ABC ficou ainda mais complicada aos 34 minutos do primeiro tempo, quando os companheiros Flávio Boaventura e Giovanni Augusto discutiram em campo. O árbitro não teve dúvidas e expulsou o zagueiro potiguar, que ainda tentou agredir o meia do Mais Querido. O lance deixou os anfitriões desestabilizados e a consequência logo apareceu.
Um minuto depois da confusão, o lateral Ruan se aproveitou da desatenção do time potiguar e virou a partida para o Guaratinguetá. A surpresa, no entanto, foi a rápida recuperação do time da casa, que, aos 35, voltou a empatar. Gilmar arrancou com muita velocidade, deixou os marcadores para trás e rolou para Rodrigo Silva.
A torcida alvinegra já não ligava mais para o fato de ter um homem a menos, acreditava que a vitória seria possível, mas Alex Afonso jogou uma ‘ducha de água fria' no último lance do primeiro tempo. O atacante recebeu o cruzamento na área, acertou uma bela cabeceada e marcou o terceiro do Guaratinguetá no Frasqueirão.
Na volta do intervalo, com o time mais tranquilo, o ABC ensaiou uma reação, criou chances de empatar a partida, mas o Guaratinguetá novamente foi mais objetivo. Aos 31 minutos do segundo tempo, Marquinhos aproveitou os espaços na zaga potiguar e fez o quarto para a equipe do vale do Paraíba, dando números finais ao confronto.
FICHA TÉCNICA:
ABC 2 X 4 GUARATINGUETÁ
Local: estádio do Frasqueirão, em Natal (RN)
Data: 19 de outubro de 2013, sábado
Horário: 16h20 (de Brasília)
Árbitro: Cláudio Mercante Júnior (PE)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e José Eduardo Calza (RS)
Cartões Amarelos: Alvinho, Edson (ABC), Murilo e Júlio César (GUARATINGUETÁ)
Cartão Vermelho: Flávio Boaventura (ABC)
Gols: ABC: Rodrigo Silva, aos 13 e aos 37 minutos do primeiro tempo
GUARATINGUETÁ: Rafinha, aos 25, Ruan, aos 35, Alex Afonso, aos 47 minutos do primeiro tempo; e Marquinhos, aos 31 minutos do segundo tempo
ABC: Wilson Júnior; Somália (Alvinho), Flávio Boaventura, Lino e Wesley Bigu; Édson, Daniel Paulista, Giovanni Augusto (Rogélio), e Júnior Timbó; Gilmar e Rodrigo Silva
Técnico: Roberto Fernandes
GUARATINGUETÁ: Saulo; Murilo, Marquinhos, Pedro Paulo e Ruan; Júlio César (Moacir), Bruno Formigoni, Wendel e Xuxa; Alex Afonso (Cleiton Pedra) e Rafinha (Michael)
Técnico: Betinho (interino)