quarta-feira, 9 de outubro de 2013

América-RN surpreende e goleia o Paraná Clube, mas não deixa degola

Depois de cinco jogos sem vencer, o América-RN viu renascer suas esperanças de permanecer na Série B do Campeonato Brasileiro e, na estreia de Leandro Sena no comando, disparou uma goleada de 4 a 1 para cima do Paraná Clube, no Nazarenão, em Goianinha. Com o resultado, o América-RN segue na zona de rebaixamento, agora na 17ª posição, com 30 pontos. Já o Paraná, após a terceira derrota seguida, deixou o G4, caindo para a quinta posição, com 45 pontos.
Os donos da casa abriram o placar aos 11 minutos, com Régis, que chutou duas vezes para balançar a rede. Márcio Passos, aproveitando cruzamento, testou para fazer o segundo, aos 19 minutos. Max, aos 38 minutos, fez o terceiro. Ronaldo Mendes conseguiu descontar aos 43 minutos. Depois do intervalo, Rodrigo Pimpão, aos 21 minutos, fechou a contagem.
Na próxima rodada, o Paraná Clube tem mais um jogo fora de casa, sábado, diante do Ceará, no Estádio Castelão, em Fortaleza. Já o América-RN recebe no mesmo dia o Atlético-GO, novamente no Estádio Nazarenão, em Goianinha.
O jogo
O Paraná começou a partida tentando impor seu ritmo e dominava as ações. Aos seis minutos Roniery fez a jogada pela direita e levantou para Paulo Sérgio pegar de primeira e isolar. Porém, em seu primeiro ataque mais consistente o América-RN abriu o placar, aos 11 minutos, com Régis, que chutou duas vezes após rebote do goleiro Luís Carlos e da defesa para balançar a rede.
O Paraná não se abateu e, aos 15 minutos, Fernando Gabriel soltou um petardo, a bola desviou na defesa e quase enganou Andrey. Mas a resposta foi fatal. Aos 19 minutos, Márcio Passos se antecipou à zaga paranista para aproveitar cruzamento e desviar para a rede. Cada chegada do América levava grande perigo. Aos 26 minutos, Wanderson arriscou o chute no ângulo e bola passou raspando.
Mesmo atrás no placar, o Paraná tinha maior volume de jogo. Aos 28 minutos, Anderson desviou de cabeça, a bola correu pela frente do gol e carimbou a trave. Aos 33 minutos, Fernando Gabriel cobrou falta e Andrey espalmou pela linha de fundo. Mas, aos 38 minutos, Max recebeu passe de Norberto, limpou a jogada e fez o terceiro. O técnico Dado Cavalcanti apostou então na entrada da JJ Morales. Em seu primeiro lance, aos 43 minutos, o argentino encontrou Ronaldo Mendes, que chutou no cantinho para descontar.
Para a segunda etapa, as equipes retornaram sem modificações. Aos três minutos, Régis encontrou Max entrando no meio da defesa tricolor e serviu o ataque, que bateu forte para grande defesa de Luís Carlos. O jogo era aberto no Nazarenão. Aos sete minutos, Anderson pegou sobra de bola na cara do gol e bateu para fora. Na resposta, foi a vez de Rodrigo Pimpão, de frente para o crime, desperdiçar.
O treinador paranista foi obrigado a queimar uma alteração com a lesão de Brinner. Aos 17 minutos, Cléber lançou em profundidade e Luís Carlos deixou a meta para interceptar. Mas, aos 21 minutos, Rodrigo Pimpão aproveitou contra-ataque, tirou a marcação e marcou o quarto da equipe potiguar.
Desarrumado em campo na segunda etapa, o Paraná errava demais. Aos 31 minutos, Ronaldo Mendes recebeu na entrada da área e bateu rasteiro para grande defesa de Andrey. Aos 42 minutos, Adriano Pardal recebeu lançamento em ótima posição, mas não conseguiu o domínio. Mesmo assim, nas arquibancadas, o torcedor do América-RN era só festa.
FICHA TÉCNICA:
AMÉRICA-RN 4 X 1 PARANÁ
Local: Estádio Nazarenão, em Goianinha (RN)
Data: 08 de outubro de 2013, terça-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva
Assistentes: Luiz Carlos Silva Teixeira e Gilvan Cavalcante dos Santos Medrado
Cartões amarelos: Wanderson (América-RN); Paulinho, Roniery (Paraná)
Gols: 
AMÉRICA-RN: Régis, aos 11 minutos, Márcio Passos, aos 19 minutos e Max, aos 38 minutos do primeiro tempo; Rodrigo Pimpão, aos 21 minutos do segundo tempo
PARANÁ: Ronaldo Mendes, aos 43 minutos do primeiro tempo
AMÉRICA-RN: Andrey; Norberto, Cléber, Edson Rocha e Wanderson; Márcio Passos, Coutinho, Fabinho e Régis (Raí); Adriano Pardal e Rodrigo Pimpão (Vinícius Pacheco)
Técnico: Leandro Sena
PARANÁ: Luis Carlos; Roniery, Brinner (Alex Alves), Anderson e Paulinho; Cambará, Ricardo Conceição, Ronaldo Mendes (Paulinho Oliveira) e Fernando Gabriel; Max (Adriano Pardal) e Paulo Sérgio (JJ Morales)
Técnico: Dado Cavalcanti