quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Surpreendente México derrota Porto Rico e conquista a Copa América de Basquete

Getty
M�xico surpreendeu Porto Rico e conquistou a Copa Am�rica de Basquete nesta quarta
México surpreendeu Porto Rico e conquistou a Copa América de Basquete nesta quarta
Enquanto o tradicional Brasil passou um enorme vexame na Copa América de Basquete, o México concretizou o status de surpresa com a glória total. Na noite desta quarta-feira, em Caracas, na Venezuela, a equipe do técnico Sergio Valdeomillos venceu o experiente time de Porto Rico por 91 a 89 e conquistou a medalha de ouro na competição que define os classificados ao Mundial da Espanha 2014.
Com pouca tradição na modalidade, o México, que não disputa um Mundial desde 1974, obteve a medalha de ouro de forma dramática. Depois de realizar uma partida equilibradíssima contra os portorriquenhos, os mexicanos contaram com a sorte para vencer. Galindo, completamente livre, teve a chance de acertar uma bola de três pontos e mudar o placar, mas falhou no momento decisivo.
O melhor jogador do México na partida foi Jovan Harris, que saiu de quadra como o cestinha, com 23 pontos anotados. Pelo lado de Porto Rico, Carlos Arroyo foi o maior pontuador, também com 23 pontos na conta.
A primeira participação em um Mundial após 40 anos já poderia ser considerada fantástica pelos mexicanos, que chegaram à etapa semifinal longe de qualquer favoritismo. Entretanto, com um time que mostrou boa organização e muita garra dentro de quadra, a equipe superou a experiente Argentina, que terminou com o terceiro posto ao bater a República Domincana na preliminar.
O placar diante da Argentina surpreendeu os fanáticos pela modalidade. Aparentemente, o limite mexicano seria a já surpreendente medalha de prata. Entretanto, com mais uma atuação sólida, o ouro pintou os souvenirs recebidos pela equipe ao final da participação na Copa América de Basquete.
Com uma defesa forte, o México não demorou a assumir o controle da partida. Durante o primeiro quarto, a equipe de Valdeomillos conseguiu minar os arremessos de curta distância de Porto Rico. Apesar de um crescimento mexicano no período seguinte, os mexicanos terminaram a etapa com uma vantagem de três pontos (48 a 45).
Mais experiente, Porto Rico, enfim, encaixou o jogo com arremessos de média distância no retorno do intervalo. Apresentando outro ritmo ofensivo e uma defesa mais forte, os portorriquenhos viraram o placar, mas não chegaram a abrir vantagem para administrar o resultado no período final.
O equilíbrio marcou o último quarto da Copa América de Basquete. Os times se alternaram na liderança do marcador até o minuto final, quando os erros definiram o vencedor. Enquanto o México acertou bolas seguras e lances livres, Porto Rico, apesar da maior experiência errou dois lances que decretaram a vitória mexicana.
Além do arremesso final, o armador Carlos Arroyo cometeu um turnover com menos de dez segundos que serviu para sacramentar o surpreendente campeão do torneio. México de volta ao Mundial em grande estilo.