quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Líder Cruzeiro vira sobre o Goiás e vence a 6ª seguida no Brasileiro

Gazeta Press
Willian comemora: atacante fez dois gols na vitória do Cruzeiro sobre o Goiás no Serra Dourada
Willian comemora: atacante fez dois gols na vitória do Cruzeiro sobre o Goiás no Serra Dourada

Começou bem a caminhada do Cruzeiro no segundo turno do Campeonato Brasileiro até o título. O time mineiro saiu atrás do Goiás no Serra Dourada, gol do ex-atleticano Renan Olivera, mas virou com dois de Willian e somou a sexta vitória consecutiva na competição: 2 a 1.
Willian empatou ainda no primeiro tempo, e na etapa final os donos da casa tiveram mais chances de marcar do que os visitantes. No fim, o atacante contratado no meio deste ano do Metalist resolveu.
Líder do Brasileirão, o Cruzeiro chega a 46 pontos e dependendo dos demais resultados da 20ª rodada pode abrir mais vantagem sobre os concorrentes.
No próximo sábado, às 18h30 de Brasília, a equipe azul celeste recebe o Atlético-PR, no Mineirão. O Goiás, décimo colocado, com 26 pontos, visita o Corinthians, domingo, no Pacaembu. Destaque dos goianos, o atacante Walter não atuou nesta quarta por lesão muscular na coxa direita e pode voltar no final de semana.

O jogo
 O Cruzeiro iniciou a partida no Serra Dourada valorizando a posse de bola e tentando cadenciar jogo. Já o Goiás se mostrou mais objetivo, sempre em direção ao gol e tentando imprimir um ritmo acelerado. Apesar das estratégias distintas, o equilíbrio de forças prevaleceu na primeira parte do duelo.
Vivendo ótima fase, o meia-atacante Everton Ribeiro deu muito trabalho para os defensores esmeraldinos, se movimentando bastante pelos lados do campo, e usando a boa visão de jogo para dar assistências para os companheiros. A forte marcação do Goiás, porém, se mostrou eficiente, impedindo que as jogadas da Raposa terminassem e conclusões em gol.

Pressionando a saída de bola cruzeirense, o time goiano quase chegou ao gol aos 19, quando o zagueiro Dedé vacilou, perdeu a bola para o ataque esmeraldino, mas na hora de finalizar, Hugo errou o alvo, com o tiro saindo à esquerda do goleiro Fábio. A jogada deu confiança para a equipe da casa, que adiantou as linhas de marcadores, dificultando a vida dos mineiros.

Aos poucos, o Goiás foi tomando gosto pelo jogo e passou a ter o controle da partida. O prêmio por agredir o Cruzeiro veio aos 27, com boa trama ofensiva, que começou com Hugo, que lançou Ramon, que cruzou para cabeçada mortal do armador Renan Oliveira, sem chances para o goleiro Fábio. O gol deixou o torcedor ainda mais animado no Serra Dourada.

Compactado e bem distribuído em campo, o Goiás fazia uma partida quase perfeita, mas aos 38, Alisson rasgou a zaga cruzeirense com uma assistência digna de cinema. O passe deixou Willian livre para empurrar para as redes na saída do goleiro Fábio, deixando tudo igual no placar.

Na volta para o segundo tempo, o técnico Marcelo Oliveira adiantou a marcação, e passou a criar mais chances de gol. O avante Anselmo Ramon foi acionado para deixar a equipe mineira ainda mais agressiva. No Goiás, o time sentiu claramente a falta do atacante Walter, já que Neto Baiano e Júnior Viçosa não conseguiram corresponder. O artilheiro ‘gordinho' foi vetado pelos médicos.

Para suprir a falta do matador, o armador Hugo assumiu a responsabilidade de organizar a casa. Aos 18, o jogador recebeu na entrada da área e fuzilou o goleiro Fábio, que fez grande defesa. Três minutos depois, Hugo voltou a aparecer em jogada individual, com um drible desconcertante, o jogador limpou a marcação e carimbou a trave cruzeirense.

A resposta do Cruzeiro não demorou e veio aos 26, novamente com Willian, que escorou cruzamento de Mayke e estufou as redes do Serra Dourada. Com o resultado negativo, o Goiás foi todo para frente dando espaços para o contra-ataque. Apesar dos esforços de ambos o lados, o placar teimou em ficar no 2 a 1 até o final, com direito a bolada na trave do Goiás.

FICHA TÉCNICA
GOIÁS 1 X 2 CRUZEIRO
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 11 de setembro de 2013 (quarta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Assistentes: Vicente Romano Neto (SP) e Lorival Candido das Flores (RN)
Cartões amarelos: Thiago Mendes (Goiás); Nilton (Cruzeiro)
Gols: GOIÁS: Renan Oliveira, aos 27 minutos do primeiro tempo; CRUZEIRO: Willian, aos 38 minutos do primeiro tempo; Wiliam, aos 26 minutos do segundo tempo
GOIÁS: Renan; Vitor, Valmir Lucas, Rodrigo e William Matheus; Thiago Mendes, David, Ramon (Tartá), Renan Oliveira e Hugo (Araújo); Neto Baiano (Júnior Viçosa)
Técnico: Enderson Moreira
CRUZEIRO: Fábio; Ceará (Mayke), Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton, Lucas Silva, Everton Ribeiro e Alisson (Anselmo Ramon); Ricardo Goulart (Dagoberto) e Willian
Técnico: Marcelo Oliveira