quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Artilheiro marca, mas Fluminense segura Atlético-PR na Vila Capanema: 1 a 1

Gazeta Press
Bruno e Everton disputam um lance na Vila Capanema: Atlético-PR e Fluminense ficaram no 1 a 1
Bruno e Everton disputam um lance na Vila Capanema: Atlético-PR e Fluminense ficaram no 1 a 1
Na abertura da 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, Atlético-PR e Fluminense empataram em 1 a 1 na Vila Capanema, em Curitiba. O artilheiro do Campeonato Brasileiro, Éderson (13 gols), e Rafael Sóbis, em bela cobrança de falta, marcaram os gols da partida, ainda no primeiro tempo.
Com o resultado, o Atlético assume provisoriamente a 3ª colocação, com 35 pontos. O Rubro-Negro, no entanto, ainda pode ser ultrapassado pelo Grêmio, que encara o lanterna Náutico ainda nesta quarta-feira. O próximo compromisso dos paranaenses é a partida contra o líder Cruzeiro, às 18h30 (de Brasília) de sábado, no Mineirão.
O Fluminense sobe provisoriamente para a 12ª posição, com 23 pontos, mas ainda pode ser ultrapassado por Vitória, Bahia, Flamengo e Atlético-MG dependendo dos demais resultados da rodada. A boa notícia é que o Tricolor não pode entrar na zona de rebaixamento neste meio de semana. O próximo compromisso é a partida contra a Portuguesa, às 21h de sábado, no Maracanã.
O jogo
O Fluminense vivia uma semana conturbada devido à renúncia do vice-presidente de futebol Sandro Lima, após matéria da ESPN Brasil revelando as ligações do ex-dirigente com a patrocinadora do clube, Unimed. Mas, dentro de campo, o time começou a partida de maneira impositiva, mantendo o controle da posse de bola durante os minutos iniciais.
A definição das jogadas, no entanto, era falha, e o Tricolor precisou de um contra-ataque para criar a primeira boa oportunidade da partida: aos 8 minutos, Wagner dominou após cobrança de escanteio do Atlético e serviu Rhayner em velocidade. O camisa 22 deu um leve toque por cima do goleiro Weverton, que saía da área, e a bola passou raspando a trave esquerda.
O Atlético se via acuado, mas não demorou a dar mais uma demonstração do poder de fogo do segundo melhor ataque do Campeonato Brasileiro. E ninguém melhor para fazê-lo do que o artilheiro da competição. Aos 16 minutos, Léo ganhou de Rhayner pela ponta direita e cruzou com precisão para Éderson emendar de primeira, da entrada da grande área, e marcar seu 13º gol.
O Atlético cresceu com o lance, e quase ampliou na sequência. Aos 19, Éderson recebeu de costas para a zaga e abriu boa bola para Léo, novamente livre pela direita. O lateral chutou cruzado, e Diego Cavalieri deu um leve toque com a ponta dos dedos para impedir que Marcelo completasse para o gol.
O Fluminense, aos poucos, foi reestabelecendo seu domínio territorial do jogo, aproveitando, sobretudo, os espaços no lado esquerdo da defesa rubro-negra, onde Zezinho jogava improvisado. Mas a dificuldade para entrar na área seguia continuava grande, e o Atlético voltou a assustar em um chute quente do inspirado Éderson.
Sem efetividade pelo chão, restava ao Flu a bola parada. E foi exatamente assim que o time carioca chegou ao empate, em linda cobrança de falta de Rafael Sóbis já aos 45 minutos, após falta em Rafinha.
No intervalo, o Atlético promoveu sua primeira substituição, sacando Zezinho, muito visado pelo ataque adversário, para a entrada de Maranhão, para dar mais segurança ao lado esquerdo da defesa. O Fluminense, que já lançara o atacante Biro-Biro após uma má atuação do volante Willian, manteve o time que terminara a etapa inicial.
Veio o segundo tempo, e com ele uma mudança no panorama do jogo. Insatisfeito com o empate dentro de casa, o Atlético foi para cima, e por muito pouco não chegou rapidamente ao 2 a 1. Marcelo apareceu bem em dois lances nos primeiros sete minutos, mas falhou na finalização.
Dellatorre, que entrou posteriormente na vaga de Paulo Baier, também tentou duas vezes, mas parou em Diego Cavalieri. O Fluminense, satisfeito com o resultado, trocou o atacante Rafael Sóbis pelo meia Eduardo nos minutos finais, e garantiu que o placar ficasse nisso: empate em 1 a 1, que mantém o Rubro-Negro no G-4 e o Tricolor fora do Z-4.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 1 X 1 FLUMINENSE
Local: Estádio Durival Britto e Silva, em Curitiba (PR)
Data: 11 de setembro de 2013, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Fabricio Neves Correa (RS)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Cartões amarelos: Zezinho, Felipe e Léo (Atlético-PR); Rafinha e Felipe (Fluminense)
Gols: Éderson, aos 16, e Rafael Sóbis, aos 44 minutos do primeiro tempo
ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Zezinho (Maranhão); Bruno Silva (Felipe), João Paulo, Paulo Baier (Dellatorre) e Everton; Marcelo e Éderson.
Técnico: Vagner Mancini.
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Willian (Biro-Biro), Rafinha (Felipe) e Wagner; Rhayner e Rafael Sóbis (Eduardo).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.