quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Na Li leva susto, mas vai à semi e aguarda Serena

Nova York (EUA) - A chinesa Na Li é a primeira semifinalista do US Open. Porém, para garantir sua vaga nesta fase, ela não teve moleza e precisou de 2h20 pare superar a russa Ekaterina Makarova por 2 sets a 1, com placar final de 6/4, 6/7 (5-7) e 6/2. Cabeça de chave número 5, ela espera agora pela vencedora do confronto entre a principal favorita Serena Williams e a espanhola Carla Suarez.
Se a lógica prevalecer, a norte-americana número 1 do mundo será a próxima adversária de Na Li. Até então, as duas já se enfrentaram nove vezes e a vantagem no retrospecto é amplamente favorável a Serena, que levou a melhor em oito oportunidades e só foi derrotada no saibro de Stuttgart, em 2006, acumulando desde então sete triunfos.
Para derrubar Makarova, a chinesa se aproveitou da maior ousadia no primeiro set. Com 17 bolas vencedoras contra apenas sete da rival, apesar dos 13 erros não forçados, frente a 10 da russa, Na Li obteve uma quebra a mais na parcial inicial em graças a ela largou na frente.
Embalada pela dianteira no marcador, Na Li chegou a ter quebra de vantagem no segundo, mas permitiu a reação da russa, que igualou tudo e levou a definição para o tiebreak. Makarova faturou o desempate e se manteve viva no jogo e na competição. Só que ela não conseguiu segurar a chinesa no terceiro e decisivo set.
Na Li foi para cima da atual campeã de duplas mistas na reta final, anotou 14 bolas vencedores, contra somente três da russa, e foi perfeita junto à rede com cinco bolas vencidas nesta ocasião. Com duas quebras em quatro oportunidades e sem ceder um break-point sequer, a chinesa concretizou sua vitória e manteve a invencibilidade perante Makarova, agora com quatro encontros.