quinta-feira, 11 de julho de 2013

Vipcomm
Elias carrega a bola no confronto diante do ASA, em Arapiraca
Elias carrega a bola no confronto diante do ASA, em Arapiraca
Foi suado, com um padrão de jogo muito abaixo do normal, mas o Flamengo venceu o ASA pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, em Arapiraca. A entrada de Nixon mexeu com o time e com um gol do próprio garoto e de Marcelo Moreno, o Flamengo bateu o rival por 2 a 0 em Alagoas.
Na dúvida entre o volante Val e o meia-atacante Adryan para a vaga do barrado Carlos Eduardo, Mano Menezes teve de escalar os dois, já que Gabriel, com forte gripe, foi vetado pelos médicos do clube. De cara, Adryan mostrou serviço ao escapar pela esquerda aos quatro minutos e bater forte no canto esquerdo do goleiro Gilson, que fez boa defesa.
Por mais que tivesse mais posse de bola, o Flamengo não ostrava a organização que apresentou diante do Coritiba no último fim de semana. Atabalhoado, o time tentava em vão criar boas jogadas de ataque. Elias era o mais acionado no meio de campo e em algumas das melhores oportunidades passaram pelos seus pés.
Também com desfalques, o ASA chegou pela primeira vez em bom cruzametno de Chiquinho Baiano pelo lado esquerdo. A bola cruzou a área e no bate-rebate entre zaga e ataque, Felipe salvou quando a bola já cruzava a linha, em bela defesa de reflexo.
DO outro lado, Marcelo Moreno, centralizado na grande área, brigava com os zagueiros e pouco teve oportunidades. Aos 45 minutos, na melhor chance do primeiro tempo, João Paulo levantou a bola na área e González, de cabeça, deu um toque no ângulo. O goleiro Gilson espalmou e os times desceram para o intervalo.
Com a apresentação abaixo da média, era de se esperar que Mano Menezes fizesse alguma alteração. Mas que nada. O técnico resolveu aguardar mais um tempo. Mas diante da inoperância de Val no meio de campo, sem função de marcação ou ataque, o treinador se inquietou. Sacou o volante e colocou Nixon em campo. O Flamengo, então, mudou na partida.
Com mais presença no ataque e principalmente na base da vontade do prata da casa que havia acabado de entrar em campo, o time passou a perturbar mais o ASA. Aos 18 minutos, Nixon aproveitou bobeira do zagueiro Osmar ao proteger a bola no lado esquerdoa da grande área. Percebendo o perigo, o goleiro Gilson saiu de encontro à jogada, mas se surpreendeu com o cruzamento de Nixon para a grande área. Livre, Marcelo Moreno tocou para o gol vazio. Flamengo 1 a 0.
Mais solto em campo, ó time rubro-negro já contava com Carlos Eduardo na vaga de Adryan. Em um contra-ataque, o time resolveu a partida. Marcelo Moreno ganhou disputa na intermediária e devolveu o presente a Nixon, lançando o atacante na grande área. O garoto invadiu a área e tocou na saída de Gilson. Flamengo 2 a 0.
Em seguida, a dupla Moreno e Nixon quase funcionou de novo. O boliviano lançou o atacante mais uma vez, mas a bola foi forte e Gilson, desta vez, conseguiu se antecipar. No mais, os rubro-negros controlaram a bola diante de um ASA inoperante. O jogo de volta será no próximo dia 17, em Volta Redonda.