Em 12 jogos pela Copa Libertadores deste ano, Ronaldinho Gaúcho já deu oito passes para gols (média de 0,7 por partida), além de ter feito quatro tentos defendendo o Atlético, dirigido pelo competente Cuca. No ano passado, ainda no Flamengo, o camisa 10 acumulou seis assistências em sete partidas (0,9 de média) do torneio, de acordo com o Footstats.
São 19 aparições em dois anos de disputa do certame desde que voltou da Europa, com 14 assistências. Média de 0,7. Em 2013 deu, ainda, 28 dribles, fez 23 finalizações e 27 lançamentos certos. Na vitória histórica sobre o Newell's Old Boys, descobriu Bernard com apenas três minutos de peleja dando o passe para o tento que abriu o placar.
Reuters
Êxtase no Independência! Atleticanos fazem a festa após a vitória nos pênaltis
Êxtase no Independência! Atleticanos fazem a festa após a vitória nos pênaltis e Ronaldinho abraça o goleiro Victor
O gol de Guilherme após os 50 minutos da etapa final só aconteceu devido a uma falha do apavorado Diego Mateo. Experiente (quase 35 anos) e uma das "crias" dos "Leprosos" que voltaram a Rosário para ajudar o time, o volante rebateu uma bola "morta". E o reserva (ex-cruzeirense) que jamais justificara os € 6 milhões nele investidos, mandou para as redes.
Depois dos 2 a 0 veio a disputa de pênaltis e após quatro cobranças erradas, duas do Atlético e outras duas do NOB, foi a vez de Ronaldinho. Ele não tremeu e bateu de maneira exemplar. O camisa 10 "chamou" a responsabilidade, sim. Depois foi "só" Victor honrar sua (justíssima) fama de pegador de penais. O ótimo Maxi Rodriguez parou nas mãos do arqueiro.
Dono da melhor campanha na fase de grupos e comandado por um grande técnico que vai jogando no lixo todas as crendices a seu respeito, o Galo merece essa final. O Newell's também merecia — cliqueaqui, leia e entenda —, mas só um poderia passar. E segue quem mais fez jus a essa oportunidade. É a chance de Ronaldinho ganhar um grande título após sua volta ao Brasil. E se chegar lá, convenhamos, à essa altura da carreira seleção alguma fará falta.
E desculpe a falta da criatividade, mas depois de mais um jogo repleto de emoções como o da noite de quarta-feira no estádio Independência sou quase obrigado a repetir: o futebol é, sim, a melhor invenção do homem. E tenho dito.
Gosta de vídeos de torcidas, de estádios? Vá ao canal no Youtube clicando aqui
EFE
Atletas do Newell's deixam o gramado do Independência após a eliminação
Jogadores do Newell's deixam o gramado após a eliminação: Mateo, o loiro à esquerda, errou no segundo gol do Galo