quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Torcedores vão ao Ninho do Urubu cobrar empenho do Fla

Membros de torcida organizada esperam para falar com jogadores do Flamengo no Ninho do Urubu
 Foto: Cezar Loureiro / O Globo
Membros de torcida organizada esperam para falar com jogadores do Flamengo no Ninho do Urubu Cezar Loureiro / O Globo
RIO - Não teve o clima de terror esperado na véspera, quando policiais militares reforçaram a segurança no Ninho do Urubu para evitar um possível protesto de torcedores que, felizmente, acabou não acontecendo (leia mais aqui). Mas integrantes de torcidas organizadas do Flamengo foram ao Centro de Treinamento em Vargem Grande nesta quarta-feira para tentar falar com os jogadores. Na verdade, foi um grupo pequeno, formado por sete pessoas. Eles queriam cobrar empenho do elenco rubro-negro nos dois últimos jogos do Campeonato Brasileiro (contra Internacional e Vasco) e alertar que a vaga para a Copa Libertadores não pode escapar.
Depois de mais de uma hora de espera, os torcedores foram recebidos por dirigentes do Flamengo e entraram com eles no CT por volta das 13h. Na comissão que os recebeu estavam Luiz Augusto Veloso, diretor de futebol; Henrique Brandão, vice-presidente de marketing; e Walter Oaquim, vice-presidente de relações externas. Os dirigentes haviam garantido aos repórteres - que não puderam acompanhar o “passeio” nem a conversa - que os torcedores não se encontrariam com os jogadores.
Mas quando soube da presença deles, o zagueiro Alex Silva fez questão de participar do encontro. Alex quis ir ao encontro deles para pedir desculpas em relação às declarações que deu após o jogo contra o Atlético-GO. Na ocasião, o zagueiro afirmou que “a torcida do Flamengo não tem que falar nada e tem que apoiar o time ao invés de ficar vaiando”.

Se não vai no amor, vai na dor. Queremos conversar com eles e saber o que está acontecendo

Após o encontro, que durou cerca de uma hora, Oaquim elogiou os torcedores:
- Foi tudo tranquilo. Eles vieram prestar apoio ao time. E o Flamengo se diferencia por isso. Por ter a torcida que tem. Teremos um total apoio no domingo para vencer o Inter.
O clima entre o time do Flamengo e a torcida anda azedo há algum tempo. Nos últimos seis jogos foi apenas uma vitória, sendo que há três partidas a equipe rubro-negra sequer dez gol. O astro principal, Ronaldinho Gaúcho, há dois meses não marca e tem sido tratado com vaias pelo pessoal das arquibancadas. As queixas da torcida acabaram gerando mais um desconforto quando o zagueiro Alex Silva reclamou desse comportamento. Ele chegou a dizer que o torcedor não deveria vaiar, e sim apoiar o time. Dois dias depois, pediu desculpas, mas manteve o discurso de que não há motivos para críticas e nem para pressão sobre uma equipe que ainda tem chances de se classificar para a Libertadores. O Flamengo está atualmente na sexta colocação do Brasileiro, sem chance de ser campeão e em situação difícil na briga pela vaga no torneio sul-americano.
- Se não vai no amor, vai na dor. Queremos conversar com eles (os jogadores) e saber o que está acontecendo. Alex Silva andou falando bastante. Ele não tem currículo para falar do Flamengo - declarou José Carlos Peruano, torcedor e conselheiro do clube, segundo a agência Lancepress, antes de ser recebido por dirigentes.