quinta-feira, 7 de maio de 2015

Sharapova precisa de 2h34 e bate jovem francesa

Madri (Espanha) - A experiência levou a melhor sobre a juventude em uma grande partida nesta quarta-feira, pelas oitavas de final do WTA Premier Mandatory de Madri. Atual campeã, a russa Maria Sharapova foi muito exigida por uma das maiores apostas da nova geração, a francesa Caroline Garcia, de 21 anos, e sobreviveu a teste de 2h34, com parciais de 6/2, 4/6 e 7/5.
A número 3 do mundo tem duelo de top 10 nas quartas de final, diante da vencedora do jogo entre a dinamarquesa Caroline Wozniacki, 5ª, e a polonesa Agnieszka Radwanska, 9ª. A russa tem larga vantagem contra a polonesa (12 a 2), mas lidera apertado o retrospecto com a dinamarquesa (5 a 4), tendo perdido os dois encontros mais recentes.
Sharapova impôs seu ritmo no primeiro set enquanto a 28ª do mundo sofria para conseguir ser agressiva. A francesa cometeu quatro duplas faltas e venceu apenas 44% dos pontos com o serviço, sendo quebrada duas vezes.
O segundo set foi mais equilibrado, mesmo longe do aproveitamento de primeiro saque ideal para as duas jogadoras (44% de Sharapova contra 55%). No 10º game, devoluções profundas e em cima da russa deram a quebra decisiva para Garcia.
No set decisivo, as devoluções e a agressividade da francesa continuaram funcionando e ela teve as primeiras chances, com igualdade no segundo game e dois break points no quarto. Sharapova também criou uma oportunidade no 2/2, mas o duelo seguiu sem quebras e tomou contornos dramáticos com a aproximação de um tiebreak. Porém, a russa reencontrou as boas devoluções no 11º game, fez 6/5 e, com um ace de segundo serviço, levou a melhor sobre a ascendente francesa.
Kvitova segura - Depois de dois jogos em três sets, a tcheca Petra Kvitova teve partida mais tranquila nas oitavas de final. A canhota número 4 do mundo, campeã em 2011, esteve sempre à frente da russa Anastasia Pavlyuchenkova, 41ª, na vitória por 6/1 e 6/4, em 1h08.
Nas quartas de final, a semifinalista de 2014 faz duelo inédito com a romena Irina Begu. A 37ª colocada também avançou em sets diretos, superando a tcheca Barbora Strycova, 23ª, por duplo 6/4.