quinta-feira, 7 de maio de 2015

Serena salva 3 match points e elimina Azarenka

Madri (Espanha) - A série invicta da norte-americana Serena Williams passou pelo maior teste nesta quarta-feira. Em uma grande partida com um final dramático, a número 1 do mundo salvou três match points em duelo de 2h43 contra a bielorrussa Victoria Azarenka e avançou às quartas de final do WTA de Madri, com parciais de 7/6 (7-5), 3/6 e 7/6 (7-1).
Serena mantém a invencibilidade na temporada (23 vitórias, excluindo um W.O.) e amplia para 26 jogos a sequência que já vem desde 2014. Este já é a segunda maior série invicta da jogadora de 33 anos, superada apenas pelas 34 vitórias consecutivas em 2013.
Outra marca notável da número 1 diz respeito aos torneios Premier Mandatory. Ela soma 49 triunfos seguidos na categoria, exceto por três W.O.s que deu no período. A última derrota aconteceu em Miami-2012, diante da dinamarquesa Caroline Wozniacki. Em Madri, a campeã de 2012 e 2013 soma 18 vitórias desde então.
Atual 31ª, Azarenka segue tentando recuperar seu ranking após um 2014 difícil, em que disputou apenas nove torneios por causa de lesão no pé esquerdo. A ex-número 1 nunca derrotou uma líder da WTA em nove tentativas.
Em um rápido set sem oportunidades de quebra, Azarenka parecia ter o tiebreak sob controle ao sacar em 5-2. De maneira inesperada, a bielorrussa desperdiçou a vantagem e perdeu seis pontos seguidos. Na segunda parcial foi a vez da líder do ranking perder boa chance, ao sacar em 3/2 e sofrer quatro games.
O set decisivo seguiu em alto nível e com chances para os dois lados. Serena obteve a primeira quebra, liderou por 3/0 e Azarenka se recuperou. Com boas devoluções dos dois lados, quem detinha o saque se via mais pressionada para dominar o ponto desde a primeira bola.
No 10º game, a ex-líder 1 enfrentou um match point com agressividade e o jogo virou de lado. A bielorrussa quebrou em seguida e abriu 40-0 no 6/5. Depois de dois match points salvos por Serena, Azarenka cometeu três duplas faltas seguidas, perdeu o serviço e não conseguiu se recompor no tiebreak.
Nas quartas de final, Serena aguarda a sérvia Ana Ivanovic, 7ª, ou a espanhola Carla Suárez, 12ª e cabeça de chave 10. O retrospecto é amplamente favorável contra as duas: 5 a 0 diante da espanhola e 8 a 1 sobre a ex-número 1.