quinta-feira, 14 de maio de 2015

Sharapova e Kvitova esquentam briga por nº 2

Roma (Itália) - A condição de cabeça de chave 2 em Roland Garros será definida nos próximos três dias e três jogadoras ainda estão na disputa. Nesta quinta-feira, a russa Maria Sharapova e a tcheca Petra Kvitova confirmaram o favoritismo no WTA de Roma e seguem pressionando a romena Simona Halep em busca da vice-liderança do ranking mundial.
Sharapova foi a primeira a entrar em quadra e tomou um susto no início diante da qualifier sérvia Bojana Jovanovski, 73ª. A ex-número 1 ficou atrás no placar até o 1/3, quando fez cinco games seguidos e começou a "espantar a zebra". O segundo set teve seis quebras de saque, mas a russa nunca esteve, de fato, no sufoco, confirmando a vitória por 6/1 e 6/3 em 1h31.
Nas quartas de final, Sharapova aguarda a bielorrussa Victoria Azarenka para um duelo de ex-líderes do ranking. A número 29 do mundo encerra a rodada diante da romena Irina Begu, 31ª.
Kvitova viveu situação parecida com a da 3ª colocada e garantiu sua vaga com um pouco mais de facilidade. A tcheca largou com 0/2, mas venceu 11 dos 12 games seguintes para superar a sérvia Jelena Jankovic, 20ª, por 6/3 e 6/2. Vinda do título do WTA de Madri, a canhota tenta vaga na semifinal em Roma diante da espanhola Carla Suárez, 10ª.
Contas - Pouco mais de uma semana antes de Roland Garros, os pontos no WTA de Roma definirão o ranking utilizado para as cabeças de chave em Paris. Entre Halep, Sharapova e Kvitova, quem levantar o troféu na Itália aparecerá na vice-liderança na segunda-feira, evitando um possível encontro com Serena Williams antes da final no Grand Slam francês.
Pela campanha até as quartas em Roma, a sequência do ranking atual está sendo mantida: a romena estaria com 7.200 pontos, Sharapova com 7.000 e Kvitova com 6.760. A tcheca, que pode enfrentar Halep na semifinal, tem o cenário menos favorável e só chegará à vice-liderança com o título.
Nas contas entre Halep e Sharapova, a russa precisa alcançar a final. Se a sua rival na decisão não for a romena, ela tomaria sua posição mesmo com o vice-campeonato em Roma.