quinta-feira, 14 de maio de 2015

Goiás passa sufoco, mas faz 3 a 0 no fim e despacha zebra Independente

O Goiás passou sufoco, mas conseguiu a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil. Atuando no Serra Dourada, o time esmeraldino superou o Independente-PA por 3 a 0. Após ser superada em Tucuruí, no acanhado estádio Navegantão, pelo placar mínimo, a formação do Centro-Oeste foi às redes com Rodrigo, Wesley e Erik. Curiosamente, o grande destaque do tenso duelo foi o goleiro visitante Alencar Baú, que impediu a elasticidade do marcador e garantiu o empate até os 32 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, a equipe dirigida por Hélio dos Anjos avança para enfrentar o Ituano, responsável por despachar a Portuguesa. Mais aliviada, a equipe de Goiânia agora foca no confronto deste sábado, às 18h30 (de Brasília), diante do Atlético-PR, também em domínio esmeraldino, válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Campeão estadual, o Goiás iniciou sua trajetória na primeira divisão inicial empatando sem gols com o Vasco, em São Januário. O Independente, por sua vez, foi vice-campeão paraense, acabando derrotado pelo Remo na decisão.
O jogo - Precisando do resultado positivo em casa e com incontestável favoritismo, o Goiás acertou a trave visitante logo no terceiro minuto, em conclusão de Erik. O jovem atacante, destaque esmeraldino no último Campeonato Brasileiro, voltou a incomodar com nove jogados, exigindo grande defesa de Alencar Baú em arremate à longa distância.
Mesmo dando liberdade aos meias Felipe Menezes e William Kozlowski, que pouco se preocupavam com a marcação, a formação do Centro-Oeste não conseguia furar o bloqueio paraense - muito por causa da falta de pontaria. Assim, quando Ygor se contundiu, aos 38 minutos, o técnico Hélio dos Anjos resolveu apostar no meia-atacante Esquerdinha, deixando o clube da casa ainda mais ofensivo. A torcida mandante, ainda que insatisfeita com a igualdade, não parava de apoiar o time do coração.
Em busca do gol, o Goiás voltou para a segunda etapa com o atacante Wesley no lugar do volante Juliano - alteração que posicionou Esquerdinha na lateral esquerda. Ainda mais fortalecido na frente, o Goiás protagonizou um bombardeio à meta visitante. Aos seis minutos, Erik chutou firme e exigiu nova bela intervenção de Alencar Baú. Com 15 jogados, Felipe Menezes alçou a bola na área, mas nenhum companheiro conseguiu completar.
Depois de muito insistir, o clube da casa marcou o gol, aos 32 minutos. Aproveitando cruzamento executado por Everton, a bola sobrou para Rodrigo, que finalizou firme, vencendo o inspirado Alencar Baú. Curiosamente, com 37 jogados, Hélio dos Anjos foi expulso pelo árbitro e deixou o comando do time a cargo do filho auxiliar, Guilherme.
Em vantagem, o Goiás passou a atuar com mais desenvoltura e conseguiu avançar sem a necessidade dos pênaltis. Com 40 jogados, Wesley protagonizou bela jogada individual e finalizou no canto de Alencar Baú, que nada pôde fazer. O placar foi encerrado por Erik, convertendo pênalti com frieza e categoria nos acréscimos