quarta-feira, 1 de abril de 2015

ITF suspende brasileira por dois anos por doping

Londres (Inglaterra) - A Federação Internacional de Tênis (ITF, da sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira a suspensão da brasileira Marcela Valle do circuito profissional por dois anos. Um exame antidoping realizado com a jogadora em setembro de 2014 acusou positivo para a substância metilhexaneamina, proibida de acordo com o artigo 2.1 do Programa Antidoping do Tênis.
Marcela ocupa a posição de número 1117 no ranking da WTA e não disputou partidas em 2015. Após o ITF de US$ 10 mil de Madrid, em que teve uma amostra de urina colhida pela ITF no dia 22 de setembro, ela jogou mais sete torneios na temporada, obtendo duas vitórias em chaves principais. Os pontos e a premiação desses eventos serão retirados.
A amostra foi encaminhada para um laboratório da Agência Mundial Antidoping em Montreal, que confirmou a irregularidade. A atleta de 20 anos não tinha liberação para utilizar a substância para fins terapêuticos e alegou que a metilhexaneamina entrou em seu organismo por meio de ingestão de um suplemento, em fevereiro de 2014.
A suspensão teve início no dia 24 de dezembro e Marcela estará liberada para jogar depois do dia 23 de dezembro de 2016.
Além do caso da brasileira, a ITF também anunciou que reconhece e segue as punições da Agência Antidoping romena para dois jogadores do país. A juvenil Elena Madalina Capraru, de apenas 16 anos, ficará afastada das quadras por 12 meses. Laurentiu Basarab, que não joga na ATP desde 2009, teve o banimento do tênis confirmado pela entidade.