quarta-feira, 1 de abril de 2015

Djokovic apoia tiebreak no 5º set: 'Em todo torneio'

Miami (EUA) - A possível implantação do tiebreak no quinto set da Copa Davis ganhou um apoio de peso em Miami. O sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo, disse que é favorável à ideia não apenas na competição por equipes, mas também em qualquer Grand Slam.
“Estou mais para apoiar o tiebreak no quinto set de qualquer competição do que não ter tiebreak. Eu apoio o fato de ter certa mudança no esporte, acho que é a hora certa. Conforme evoluímos como um esporte global, acho que deveríamos considerar fortemente algumas mudanças”, declarou o sérvio. Atualmente, o US Open é o único Grand Slam que adota o tiebreak no set decisivo.
A extinção do “quinto set longo” ganhou força na Federação Internacional de Tênis (ITF, sigla em inglês) após o jogo de quase 7h entre o paulista João Souza e o argentino Leonardo Mayer na primeira rodada da Copa Davis. A entidade que regula a competição, porém, não escapou de críticas do número 1.
Assim como outros tops, como o suíço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal, ele reclamou do formato que a Davis mantém. “A programação, especialmente para os tops, é muito, muito ruim. É claro que você não quer mudar completamente o jogo. Há uma longa tradição na integridade do esporte, que é reconhecido mundialmente por isso, mas acredito que temos espaço para melhorias”.
O sérvio também demonstrou insatisfação com a realização do Australian Open, onde é pentacampeão, logo na terceira semana do calendário. “Iniciar com um Grand Slam quando o calendário ainda nem começou, depois ter um longo intervalo até Roland Garros (no fim de maio) e muito pouco tempo (até Wimbledon), proporcionalmente, não faz sentido”, acrescentou.
O número 1 do mundo, porém, também reservou elogios a uma mudança que será implantada nesta temporada. O intervalo entre o Grand Slam francês e Wimbledon passará de duas para três semanas, diminuindo o contraste entre o saibro e a grama.
“Isso te dá um pouco mais de tempo para se preparar entre a superfície mais lenta do esporte e a mais rápida”. Djokovic nunca foi a um quinto set longo na Copa Davis. Apesar das inúmeras “maratonas” em Grand Slam, tem no currículo apenas três jogos que foram decididos depois do 6/6 do quinto set, sem tiebreak.