segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Léon vence América de novo, é campeão mexicano e cai no grupo do Flamengo na Libertadores

Se alguém esperava uma reação milagrosa do América-MEX na decisão do Apertura, decepcionou-se completamente: sem dar chances ao time da capital, o León venceu com autoridade por 3 a 1, em pleno estádio Azteca lotado, no confronto válido pela jogo de volta da decisão do Apertura do Campeonato Mexicano. Somando-se o triunfo de 2 a 0 na partida de ida, o time de Guanajuato fez um placar agregado de 5 a 1 e conquistou o seu sexto título nacional.
Apesar da confortável vantagem, o León não se acomodou e abriu o placar logo aos 13 minutos de jogo, com Mauro Boselli. O América-MEX até deu a impressão de que poderia equilibrar o confronto - com gol contra Gonzalez empatou aos 42 minutos da etapa inicial -, mas os visitantes não deram chance na segunda etapa: o próprio González colocou sua equipe novamente a frente, aos seis minutos, e Edwin Hernández marcou o terceiro aos 27 e confirmou a vitória.
O León voltou a ser campeão após 21 anos: desde a temporada 1992/93 que o time de Guanajuato - que subiu da segunda divisão no ano passado - não conquistava o título nacional. Além disso, a equipe impediu o América-MEX de ser o time com o maior número de títulos nacionais - caso tivesse vencido, o clube da capital teria chegado a 12 taças e superaria o Guadalajara.