domingo, 3 de novembro de 2013

No Dia de Finados, Palmeiras 'ressuscita' e arranca empate com o Paraná

Gazeta Press
Valdivia tenta jogada durante Paraná x Palmeiras
Valdivia tenta jogada durante o empate entre Paraná e Palmeiras: chileno teve atuação apagada em seu 200º jogo
No Dia de Finados, o Palmeiras precisou "ressuscitar" em campo para arrancar um empate por 1 a 1 com o Paraná Clube, no estádio Durival de Britto, em Curitiba, pela 33ª rodada da Série B.
Após fazer uma partida muito ruim e sair atrás do placar perto do fim do jogo, com Edson Sitta marcando um golaço para os anfitriões, o clube alviverde achou o caminho das redes aos 43 minutos do segundo tempo, com o atacante Leandro, para igualar e seguir na trilha do título da Série B.
Com o acesso garantido, o time de Gilson Kleina foi aos 70 pontos, com nove de vantagem para a Chapecoense, 2ª colocada do torneio. O clube tricolor, por sua vez, ficou nos 51 pontos e perdeu ótima chance de ficar praticamente dentro do G-4, que agora tem o Icasa em 4º lugar, com 53.
Na próxima rodada da Série B, o Palmeiras recebe o Joinville, no Pacaembu. A partida está marcada para sábado (dia 9), às 16h20 (horário de Brasília). Já o Paraná viaja para enfrentar o Boa Esporte, no estádio Melão. O jogo será na sexta-feira (dia 8), às 21h50.
O jogo
Em um gramado ruim no Durival de Britto, o Paraná aproveitou o calor de sua torcida para partir para cima do Palmeiras desde o apito inicial. Antes do primeiro minuto, o argentino Morales rolou para Lúcio Flávio chegar batendo e assustar Fernando Prass. Pouco depois, Moacir lançou e Morales resvalou na bola, mas o arqueiro palmeirense conseguiu defender.
Nervoso, o clube paulista não se achava no jogo e ainda viu o uruguaio Eguren levar o primeiro amarelo da partida, ao fazer falta dura em Ricardo Conceição. Só aos 36 minutos o time visitante conseguiu levar algum perigo à meta de Luís Carlos: da entrada da área, Leandro bateu rasteiro, mas viu a bola explodir na trave e sair pela linha de fundo.
Quatro minutos depois, porém, o Paraná voltou à carga, com Kayke recebendo ótima bola na área rival, mas parando nas mãos de Fernando Prass, que saiu bem do gol. No último lance de perigo do primeiro tempo, o volante Edson Sitta passou pelo bloqueio palmeirense e disparou da meia-lua, mas seu chute foi à esquerda da meta adversária.
Na volta dos vestiários, o clube tricolor voltou a ensaiar pressão e chegou bem à área palmeirense aos 6 minutos: Morales trombou com Henrique e ficou pedindo pênalti, mas o árbitro Francisco Carlos do Nascimento mandou seguir. Sete minutos depois, veio a resposta: Luis Felipe chegou pela direita e mandou para o gol. A bola desviou em um morrinho e por pouco não enganou o goleiro Luis Carlos, que defendeu com o peito.
Depois disso, a partida ficou muito faltosa, com os dois times erando muitos passes e sendo punidos com cartões amarelos. A emoção só voltou aos 25 minutos, quando Roniery e Moacir conseguiram espaço na entrada da área rival, mas viram a zaga do Palmeiras interceptar as finalizações em ambas as ocasiões.
Os chutes acordaram a equipe do Palestra Itália, que passou então a pressionar. Primeiro, Ananias recebeu ótimo passe de Valdivia e invadiu a área pela esquerda, chutando colocado e parando em ótima defesa de Luis Carlos. No lance seguinte, Leandro disparou uma bomba de longe, mas novamente o arqueiro paranista fez ótima intervenção.
Quando o Palmeiras parecia próximo ao gol, porém, que marcou foi o Paraná Clube: aos 38 minutos do segundo tempo, Edson Sitta mandou uma bomba de muito longe e viu a bola bater no travessão e dentro do gol de Fernando Prass. Cinco minutos depois, porém, Leandro recebeu enfiada de bola e bateu cruzado para vencer Luis Carlos e decretar o empate.
FICHA TÉCNICA
PARANÁ 1 X 1 PALMEIRAS
Local: Estádio Durival Britto, em Curitiba-PR
Data: 2 de novembro de 2013, sábado
Horário: 16h20 (horário de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (Fifa-AL)
Assistentes: Luiz Carlos Silva Teixeira e Adson Marcio Lopes Leal (ambos BA)
Cartões amarelos: Henrique e Ricardo Conceição (PAR); Alan Kardec, Marcelo Oliveira, Eguren e Henrique (PAL)
GOLS
PARANÁ: Edson Sitta, aos 38 minutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Leandro, aos 43 minutos do segundo tempo
PARANÁ: Luis Carlos; Roniery, Edimar, Anderson e Paulinho (Henrique); Ricardo Conceição (Paulinho Oliveira), Edson Sitta, Ricardo Conceição, Moacir e Lúcio Flávio; Morales e Kayke (Carlinhos) Técnico: Dado Cavalcanti
PALMEIRAS: Fernando Prass; Luis Felipe (Ananias), André Luiz, Henrique e Marcelo Oliveira (Juninho); Eguren, Márcio Araújo, Wesley (Léo Gago) e Valdivia; Leandro e Alan Kardec Técnico: Gilson Kleina