domingo, 3 de novembro de 2013

Halep segue imbatível e decide contra Stosur

Sofia (Bulgária) - A romena Simona Halep continua imbatível no Torneio das campeãs. Única invicta a alcançar as semifinais, ela manteve a boa forma neste sábado vencendo de virada a sérvia Ana Ivanovic, aplicando parciais de 2/6, 6/1 e 6/3, depois de 1h50 de partida. Na decisão, a romena voltará a enfrentar a australiana Samantha Stosur, contra quem fez a final de Moscou no último domingo.
Primeira em seu grupo, Stosur encarou a russa Anastasia Pavlyuchenkova na segunda semifinal do dia e fez valer a melhor campanha na fase anterior valer. A australiana derrubou a rival em confronto de três sets e placar de 6/1, 1/6 e 6/3, em 1h45. Esta foi a quarta vez que ela enfrentou a russa, que amargou a terceira derrota do histórico.
Na final, apesar de ter sido derrotada por Halep no encontro mais recente, a australiana tem vantagem no retrospecto. Em cinco partidas contra a romena de 22 anos, Stosur soma             três vitórias e duas derrotas. Se o histórico geral dá vantagem à australiana, o recente é favorável a Halep, que venceu os dois embates que elas travaram na atual temporada.
Além de levar a melhor sobre Stosur nas duas vezes que se cruzaram em 2013, a romena também venceu todas as cinco finais que disputou no ano. Antes do ano começar, Halep havia perdido as três decisões que disputara, mas ela acabou com esta escrita triunfando em Nuremberg. Depois do primeiro título, vieram mais quatro: 's-Hertogenbosch, Budapeste, New Haven e Moscow.
Para alcançar sua sexta decisão na temporada, Halep não teve moleza. Ela perdeu o primeiro set contra Ivanovic, conseguiu se recuperar e faturou o segundo. Na terceira e decisiva parcial, mais uma vez a romena se encontrou em situação complicada, chegou a ver sérvia abrir 3/0 e com duas quebras de frente.
Só que toda essa vantagem não foi mantida pela ex-número 1 do mundo, que teve fraco rendimento na reta final do jogo e permitiu a virada de Halep. Dos últimos 32 pontos disputados, a romena faturou 25, fato que a ajudou a ficar com a vitória e a vaga na final. "Fiquei muito feliz com a maneira que consegui dar a volta por cima no final do jogo", comemorou.